"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Batismo é necessário à salvação...

"Quem não renascer da água e do Espírito Santo não poderá entrar no reino de Deus" (Jo 3,5)

O Batismo utiliza a água

Eis como conta a Escritura Sagrada (At 8,26-40) o batismo de um pagão: 26. Um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: Levanta-te e vai para o sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta. 27. Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar. 28. Voltava sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 29. O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro. 30. Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo? 31. Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele. 32. A passagem da Escritura, que ia lendo, era esta: Como ovelha, foi levado ao matadouro; e como cordeiro mudo diante do que o tosquia, ele não abriu a sua boca. 33. Na sua humilhação foi consumado o seu julgamento. Quem poderá contar a sua descendência? Pois a sua vida foi tirada da terra (Is 53,7s.). 34. O eunuco disse a Filipe: Rogo-te que me digas de quem disse isto o profeta: de si mesmo ou de outrem? 35. Começou então Filipe a falar, e, principiando por essa passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus. 36. Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado? 37. [Filipe respondeu: Se crês de todo o coração, podes sê-lo. Eu creio, disse ele, que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38. E mandou parar o carro. Ambos desceram à água e Filipe batizou o eunuco. 39. Mal saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe dos olhares do eunuco, que, cheio de alegria, continuou o seu caminho. 40. Filipe, entretanto, foi transportado a Azoto. Passando além, pregava o Evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Administra-se o Batismo com água e as palavras: Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, pronunciadas ao mesmo tempo que se derrama água em forma de cruz sobre a cabeça do batizando, pois é pela cruz de Jesus que somos salvos.
O sacerdote é o ministro do Batismo, mas em caso de necessidade qualquer pessoa que tenha vontade de fazer o que faz a Igreja pode batizar.
(A Caminho do Pai - Teresa de Cristo Lézier. O.S.U.)

Nenhum comentário: