"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Batismo...

Na Igreja, Jesus nos dá sua vida divina, pelo Batismo...


O Batismo é o Sacramento da Fé
1 - “Quem crer e for batizado será salvo". (Mc 16,16)
2 - Um adulto só pode ser batizado quando:
a) Crê em Deus;
b) Crê que Jesus é o Filho de Deus;
c) Se converte, isto é, abandona o mal e compromete-se a levar vida nova na Igreja. Povo
Nunca se batiza um adulto sem o seu consentimento.
3 – A Igreja batiza os bebês por causa da fé dos pais que pedem o batismo e a entrada na Igreja para os filhos; por isso mesmo, eles se comprometem a dar-lhes educação religiosa e a mandá-los no catecismo.
Os padrinhos e madrinhas devem empenhar-se em viver como cristãos em nome do afilhado, o qual, quando chega à idade da razão, ratificará pessoalmente esse compromisso: é a profissão de fé ou renovação das promessas do batismais.
4 – Quando fomos levados à Igreja para ser batizados, o sacerdote interrogou nosso padrinho, pois éramos ainda bebês que nem podiam falar. Ele, então, respondeu por nós.

Hoje somos nós que vamos responder:
Crês em Deus Pai, Todo-Poderoso?
Crês em Jesus Cristo, Seu Único Filho?

Crês no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica?
5 – Ato de Fé:
Creio em Vós, meu Deus e em tudo que nos ensinais pela Igreja Católica porque Vós sabeis tudo e só dizeis a verdade. Nesta fé quero viver e morrer.
6 – Ato de Esperança:
Espero, meu Deus, que me dareis a vida eterna e as graças necessárias para consegui-la.
7 – Ato de Caridade:
Amo-vos, meu Deus, de todo coração e acima de tudo. Por amor de Vós, amo a meu próximo como a mim mesmo.

(A Caminho do Pai - Teresa de Cristo Lézier O.S.U.)
Imagem: www.paroquiamonteclaro.com.br/batizados.jsp

Nenhum comentário: