"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 3 de janeiro de 2010

O Sacerdote é outro Cristo...

Cristo chama para seu serviço homens de todas as idades,
de todas as situações sociais. Aquele que é chamado deve estar pronto para sacrificar tudo ao serviço de Deus e à salvação dos homens.
É tal grandeza ser chamado ao sacerdócio e ficar a serviço da comunidade cristã e semelhante a Jesus, que os pais devem desejar e rezar para ter filhos sacerdotes, desenvolver neles, desde pequenos, a generosidade e o sentido do esforço, e ajudar, quanto possível, a vocação dos filhos sem, entretanto, impô-la.
Os meninos quando reconhecem o chamado de Deus devem obedecer-Lhe, quaisquer que sejam os obstáculos, e rezar para obter a graça da perseverança.
Os fieis devem interessar-se pelo recrutamento das vocações, falar com respeito da vocação sacerdotal, ajudar a obra dos Seminários com auxílios financeiros e orações, respeitar no homem o ministro de Cristo, ajudá-lo na sua vida material, no trabalho apostólico, na celebração do culto.
Vem e segue-me. (Mt 4,19; Mc 1,17; 2,14; Lc 5,27) E deixando tudo, um após outro, O seguiram.
Quem vos despreza a Mim despreza. (Lc 10,16)
Fazei isto em memória de Mim. (Lc 22,19)
Eis que vos chamo não servos, mas amigos.
Fui Eu que vos escolhi.
(Jo 15,15)
O sacerdote na terra é ministro de Jesus, isto é, participa, pelo sacramento da Ordem, dos poderes de Cristo para agir em seu nome. Só ele tem o poder de celebrar a Santa Missa e de comunicar a vida divina. Ele é, ao mesmo tempo, representante do povo cristão e intermediário entre este e Deus. O Sacerdote é, antes de tudo, escolhido para prestar culto a Deus, em nome de seu povo.
A Santa Missa
“Recebei, diz o Bispo ao jovem que ordena, o poder de oferecer o sacrifício a Deus e de celebrar a Missa tanto pelos vivos, quanto pelos mortos. Em nome do Senhor, Amém”
O batizado, não-sacerdote, recebeu, pelo Batismo, o poder de unir-se ao sacerdote para oferecer o sacrifício de Jesus na Santa Missa, e prestar culto a Deus. Desde o nascer do sol até ao poente, meu Nome é grande entre as nações, e em todo lugar se sacrifica e se oferece ao meu Nome uma oblação pura, diz o Senhor Deus. (Mal 1,11)
"Quem vos escuta é a mim que escuta".
(A Caminho do Pai - Teresa de Cristo Lézier O.S.U.)
Imagem: portalcot.com/reporter/o-sacramento-da-ordem/

Nenhum comentário: