"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

12. Concílio do Latrão IV (1215)

O pontificado de Inocêncio III (1198-1216) representa o apogeu do prestígio papal em toda a história da Igreja.

Ao termo da sua gestão, marcada entre outras coisas, pelo surto das Ordens mendicantes, pelo combate aos albigenses, pela intervenção em questão da Igreja da Inglaterra..., Inocêncio III quis reunir um Concílio Ecumênico. Convocado desde 19/04/1213 para abrir-se a 1º/11/1215, o Concílio teve sua primeira sessão aos 11/11/1215, com a presença de 412 bispos, 800 abades e Superiores de Ordens Religiosas, embaixadores de reis e nobres, que perfaziam uma bela imagem da grandeza da Igreja governada por Inocêncio. O Concílio decretou:


- a condenação dos albigenses e valdenses, assim como a dos erros de Joaquim de Fiore, que esperava o fim do mundo para breve, apoiando-se em falsa exegese bíblica: o Concílio professou a existência dos demônios como sendo anjos bons que abusaram do seu livre arbítrio pecando;


- a realização de mais uma cruzada para libertar o Santo Sepulcro de Cristo, que se achava nas mãos dos muçulmanos;


- a profissão de fé na Eucaristia, tendo sido então usada a palavra transubstanciação;


- a obrigação da confissão e da comunhão anuais.


O Concílio legislou ainda sobre vários pontos da disciplina e da Liturgia da Igreja, abrangendo ampla área da vida eclesial. Aprovado pelo Papa Inocêncio III, é o mais importante dos Concílios antes do de Trento.


Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.

Nenhum comentário: