Durante a viagem para Roma, a escolta que o acompanhou fez escala em Esmirna (Turquia de hoje); aí Inácio resolveu escrever uma carta aos cristãos de Roma...
E que lhes diria? – Queria pedir-lhes que não intercedessem em seu favor junto às autoridades imperiais, mas deixassem que fosse levado até o certame final e o martírio. ² Dessa carta merece destaque, entre outros, o seguinte trecho:
“Se vos calardes a meu respeito, serei Palavra (Lógos) de Deus; se, porém, amardes a minha carne, serei simples voz (phoné)” (nº 2).
A distinção entre phoné – simples voz – e lógos – palavra ou discurso significativo – era usual entre os antigos. S. Inácio a aplica a si: o martírio ou o testemunho de Cristo proferido até a morte cruenta o tornará palavra de Deus; caso contrário, perderia a grande oportunidade da sua vida e se julgaria reduzido à condição de simples sopro.
Os dizeres de S. Inácio têm valor perene. Lembram-nos que todo homem, por seu teor de vida, pode assumir três configurações:
- será simples voz, sem significado, caso ceda à futilidade, supondo um coração vazio;
- será palavra... de homem, caso sua vida se norteie pelas luzes da mera razão ou pela mensagem de um filósofo sem fé;
- será Palavra... de Deus, desde que o cristão faça da mensagem do Senhor o dínamo da sua existência. Em tal caso, o seu viver já é Palavra de Deus. Tal é a dignidade máxima que a vida humana possa assumir, qualquer que seja a sua classe social; despretensiosa, voltada para os afazeres modestos de cada dia, tal existência traduz concretamente a mensagem de deus. Mesmo que fale pouco, tal vida é eloquente e persuasiva; ela levanta os ânimos e abre horizontes...
O mundo procura tal tipo de existência, pois está cheio de vozes (phonai), mas carente de Logos (Palavra) de Deus.
Todo cristão é chamado a responder a tal anseio, fazendo de sua vida a expressão da mensagem de Deus.
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Revista Pergunte e Responderemos
Agosto 1991 – nº 351
Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.
¹ Não sem razão se diz que o povo da antiga Roma se contentava com panes et circenses (pão e espetáculos de circo).
² “Deixai que seja presa dos animais ferozes; por eles chegarei a Deus; oxalá seja moído pelos dentes dos animais, para tornar-me o pão puro de Cristo! (nº 4).
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