"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Transfiguração de Jesus...

Revelação de sua glória e divindade
Mt 17,1-8; Lc 928-36


Vocês não devem pensar, meus amigos, que Jesus, apesar de ser o Filho de Deus, fosse, na aparência, muito diferente dos outros homens. Sim, certamente, alguma coisa de extraordinário e de sobrenatural devia irradiar da sua divina Pessoa, mas não tanto que se pudesse reconhecer como aquele que, verdadeiramente era. Acreditavam-no um Profeta, que tivesse voltado sobre a terra, talvez Elias ou Jeremias ou talvez João, o Batista. Ficavam estupefatos diante dos milagres, que ele operava, mas não iam além disso. Somente Pedro, interrogado, certo dia, pelo divino Mestre, declarava reconhecê-lo pelo “Cristo Filho de Deus vivo”.
Mas, já era tempo do Messias revelar-se mais claramente, ao menos para os Apóstolos mais fieis.
Jesus tinha subido a um monte muito alto, chamado Monte Tabor. Tinha levado consigo Pedro, Tiago e João, aqueles três Apóstolos que, depois, estariam com ele, durante sua agonia, no Horto das Oliveiras. Estavam cansados pela subida e pelo calor. Depois de terem admirado a esplêndida vista que dali se desconrtinava, deitaram-se e dormiram. Jesus, ao contrário, vigiava, absorto em sublime oração.
De repente, Jesus se transfigurou, isto é, sua divina Pessoa tornou-se toda um esplendor e suas vestes apareceram alvas e fulgurantes de viva luz. De um lado e de outro de Jesus, estavam duas grandes personagens do Antigo Testamento, Moisés e Elias.
Os Apóstolos, despertados por aquele ofuscante clarão, viram a glória do seu Mestre e parecia-lhes estar no Paraíso. Pedro exclamou:
- “Mestre, fiquemos aqui para sempre! Se quiserdes levantaremos tres Templos, um para ti, um para Moisés e outro para Elias!”
“Não digais nada a ninguém, enquanto o Filho do homem não tiver ressuscitado dos mortos”. Eles não compreendiam aquelas palavras e diziam uns aos outros:
- “O que significa “quando eu ressuscitar dos mortos:”
Mas logo um nuvem envolveu todos na sua sombra e uma voz se fez ouvir:

- “Este é o meu Filho muito amado, escutai-o!”Ao ouvir aquela voz, os discípulos, tomados de misterioso tremor, caíram de bruços e não ousavam levantar a cabeçaa. Mas, o divino Mestre, aproximando-se, despertou-os dizendo:
- "Levantai-vos e não temais!”E, levantando-se, olharam em torno de si e só viram Jesus. Viram só Jesus, no seu aspecto de sempre, mas agora sabiam quem ele era! E, proclamariam em altas vozes, diante de todos aquilo que viram e ouviram, se, ao descer do monte, o divino Mestre não lhes tivesse dado esta ordem:
-
Vocês veem claramente, que se Jesus devia ressuscitar, necessariamente tinha de morrer. Isto, ele queria que os três Apóstolos compreendessem. Mas, como era difícil pensar, que Jesus, sendo o Filho de Deus, devesse ao mesmo tempo, morrer, crucificado, sob a violência de homens malvados!
Agora Jesus está na glória do Céu e reina sobre toda a terra e é adorado e amado por inúmeros corações. Mas, infelizmente, muitos e muitos ainda não o conhecem. Nem a todos ele se manifesta. É preciso segui-lo; é preciso subir com ele, acima de todas as agitações mundanas. Felizes aqueles que estão em prece junto dele. Esses provam quanto ele é grande quanto é amável. Por isso, se vissem todos os homens de declarar-se contra Jesus, eles, sozinhos, o glorificaram diante do mundo inteiro.
Encontre um minutinho, todos os dias, para visitá-lo no Santo Tabernáculo e, para dizer-lhe bem de pertinho:
“Como sou feliz junto de ti, ó meu Senhor!
Ainda que nada veja com meus olhos sensíveis,
sei que estás presente, ó predileto Filho único de Deus,
vindo entre nós e para nós!
Eu te amo, eu te quero escutar sempre sempre!”
(Pequena Bíblia – P. César Gallina)

Nenhum comentário: