"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 6 de março de 2010

Profissão de Fé... Papa Paulo VI - 28 - 29 - 30

Encerrando o pronunciamento do Sumo Pontífice Paulo VI diante da Basílica de São Pedro, no dia 30 de junho de 1968, ao encerrar-se o chamado Ano da Fé e o 19º centenário do martírio dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

28 – Cremos na vida eterna. Cremos que as almas de todos aqueles que morrem na graça de Cristo, - quer as que se devem ainda purificar no fogo do Purgatório, quer as que são recebidas por Jesus no Paraíso, logo que se separam do corpo, como sucedeu com o Bom Ladrão, - formam o Povo de Deus para além da morte, a qual será definitivamente vencida no dia da Ressurreição em que estas almas se reunirão a seus corpos.

29 – Cremos que a multidão das almas, que já estão reunidas com Jesus e Maria no Paraíso, constituem a Igreja do céu, onde gozando da felicidade eterna, veem Deus como Ele é, 43 e participam com os santos Anjos, naturalmente em grau e modo que intercedem por nós e ajudam muito a nossa fraqueza, com a sua solicitude fraterna. 44

30 – Cremos na comunhão de todos os fiéis de Cristo, a saber: dos que peregrinam sobre a terra, dos defuntos que ainda se purificam e dos que gozam da bem-aventurança do céu, formando todos juntos uma só Igreja. E cremos igualmente que nesta comunhão dispomos do amor misericordioso de Deus e dos seus Santos, que estão sempre atentos para ouvir as nossas orações, como Jesus nos garantiu: Pedi e recebereis. 45 Professando esta fé e apoiados nesta esperança, nós aguardamos a ressurreição dos mortos e a vida do século futuro.

Bendito seja Deus, santo, santo, santo! Amém.

Pronunciado diante da Basílica de São Pedro, dia 30 de junho do ano de 1968, sexto de nosso Pontificado.
PAULO VI, PAPA 46
__________________________________

43. 1Jo 3,2; Bento XII, const. Benedictus Deus: Denz-Sch, 1000.
44. Cfr. Lumen Gentium, 49.
45. Cfr. Lc 10,9-10; Jo 16,24
46. Tradução feita pelo autor diretamente do texto latino oficial publicado na AAS, 60 (1968) 433-445.

Um comentário:

Carmelo de Santo Ângelo disse...

Iza Maria, parabéns pelo bem que você faz por este meio, as matérias são muito enriquecedoras!
Deus abençõe o seu trabalho.
Conte com nossas orações