"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Se desejas encontrar a paz...


Se desejas encontrar a paz e a consolação da alma e servir verdadeiramente a Deus, não te contentes com o que abandonaste, visto que talvez encontres um empecilho nas coisas em que te ocupas de modo idêntico ou melhor que antes. Em vez disso, deixa todas as outras coisas que ainda permanecem à tua disposição e limita-te a uma única que abrange todo o resto, que é a santa solidão acompanhada da oração e da sublime e divina leitura, perseverando nela e esquecendo-se de todas as coisas. Se estas não te dizem respeito por obrigação, agradarás mais a Deus, sobretudo se souberes te guardar e aperfeiçoar a ti próprio, mesmo que as ganhasses todas juntas, pois: ‘Que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro, mas arruinar a sua vida.’”

“Deus é o centro da alma. Quando a alma chegar a Ele, segundo toda a capacidade do próprio ser e a força da própria ação e inclinação, terá alcançado o derradeiro e mais profundo centro de si próprio em Deus, o que se concretizará quando, com todas as suas forças, ela conhecer e amar a deus e Dele usufruir.”

“O Pai pronunciou uma palavra, que foi seu filho, e sempre a repete num eterno silêncio; por isso, é em silêncio que a alma deve ouvi-la.”

São João da Cruz por Patricio Sciadini ocd

Nenhum comentário: