"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 17 de abril de 2010

“Tu me seduziste, Senhor...!” (Jr 20,7)

Esta exclamação ousada do Profeta Jeremias brotava do coração de alguém que fora chamado por Deus a fim de anunciar a sua Santa Palavra a um povo incrédulo.

No desempenho desta missão, Jeremias foi aprisionado e lançado numa cisterna para morrer (cf. Jr 37,11-38, 13); após muito padecer, desabafa-se junto ao Senhor, como quem se queixa de haver sido ludibriado ou chamado para uma tarefa que ele não imaginava tão ingrata.

Apesar de tudo, Jeremias é, por assim dizer, um paradigma da sorte que toca a todos aqueles que desejam firmemente seguir a Deus e tornar-se arautos de sua mensagem de salvação. Haverá sempre que enfrentar resistência e incredulidade, pois o plano de Deus é mais sábio do que a sabedoria dos homens e, por isto, não cabe dentro da mente de quem o quer julgar segundo categorias meramente naturais.

No Novo Testamento a loucura e o escândalo do desígnio de Deus se concretizavam na Cruz de Cristo, feita árvore da Vida. Entre os grandes mensageiros da Palavra de Cristo, destaca-se o Apóstolo São Paulo. Chamado por Deus para anunciar a Boa-Nova, sofreu longa série de provações, que o próprio Paulo enumera em 2Cor 11,23-27: “Muitas vezes vi-me em perigo de morte. Dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Três vezes fui flagelado. Uma vez apedrejado. Três vezes naufraguei. Passei um dia e uma noite em alto-mar. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos gentios... Mais ainda: fadigas e duros trabalhos, numerosas vigílias, fome e sede, múltiplos jejuns, frio e nudez!”. – Apesar de tudo, o Apóstolo, fazendo um retrospecto, escrevia no fim de sua vida: “Sei em que acreditei” (2Tm 1,12).
Sim, Paulo sabia que não colocara a sua fé num mero homem nem numa facção humana, mas a entregara a Cristo, que não havia de o decepcionar. Por isto, em meio às suas múltiplas dores, podia afirmar: “Estou cheio de consolo, transbordo de alegria em todas as nossas tribulações” (2Cor 7,4).
“Sei em quem acreditei...”; eis a fórmula cristã que dissipa a reação espontânea do Profeta: “Tu me seduziste, Senhor, eu me deixei seduzir”.

Ora ser cristão implica entrar na linhagem dos grandes amigos de Deus, que se deixam seduzir pela Boa-Nova. Esta seduz, porque é bela e profunda, mas será sempre exigente,... exigente porque tudo o que é grande e nobre vem a ser um desafio.
“Senti no meu coração um fogo abrasador... Esforcei-me por contê-lo, mas não consegui”
(Jr 20, 9)

Dom Estêvão Bettencourt

Este lindo texto deste grande teólogo, pastor e amigo, nos leva a refletir sobre a fidelidade a Deus, custe o que custar... Quem se apaixona pelo Senhor, quem se deixa seduzir por ele, não pode jamais seguir outros caminhos... Busca ser fiel, mesmo com sofrimento, para agradar a Quem ama. E, nos convida a evangelizar... No mundo de hoje é um verdadeiro e dificílimo desafio, mas se estamos apaixonados, não há mais jeito, temos que fazê-lo.
Nosso Arcebispo, Dom Alano, sempre nos diz que a primeira coisa que, ardentemente, devemos pedir a Deus é: “Um coração apaixonadíssimo por Jesus”. Então assim deve ser para nada temermos como: Jeremias, como São Paulo e como tantos Santos e Santas desta nossa Linda Igreja!

Nenhum comentário: