"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Aquela dor de cotovelo...


Padre Virgílio

Quem está conosco e quem está contra nós?

De nossa parte, é bom lembrar que não podemos posicionar-nos contra ninguém; ou iríamos atraiçoar o espírito do Evangelho. Podemos e devemos rejeitar os erros e injustiças de quem quer que seja; nunca a pessoa que erra ou apronta injustiças...

No entanto, é bem verdade que muitos estão a nossa espreita, de arma na mão e com o ódio no coração. Estão contra nós porque somos de Cristo; porque juramos fidelidade ao Evangelho; porque somos Igreja; e porque defendemos os valores mais irrenunciáveis da vida.

Quer dizer que eles estão contra nós porque estão contra Cristo que nós adoramos; não nos aceitam porque não aceitam o Evangelho que nós proclamamos; odeiam-nos porque odeiam a Igreja que nos reúne na fé verdadeira.

Ao mesmo tempo, há quem parece estar contra nós, porém está conosco. Há quem julgamos ser inimigos, porém é amigo. Há quem pensamos estar jogando em time adversário, porém joga em nosso time. E todos nos ajudam a promover o nome de Cristo e a expulsar os vários “demônios” que infernam a sociedade.

O Evangelho é o critério para discernir quem está a favor. Quando alguém age conforme com Evangelho, quer dizer que está conosco; mesmo carregando o rótulo de comunista, de fascista, de esquerdista ou de direitista.

Quando alguém ajuda o homem, defende a vida e promove a caridade, quer dizer que está conosco; mesmo carregando o rótulo de “crente” ou de não-católico. E quando alguém luta e se sacrifica pela paz, pela justiça e pela liberdade, quer dizer que está conosco; mesmo carregando o rótulo de ateu...

E não adianta ficarmos com aquela dor de cotovelo, só por percebermos que não temos o monopólio de Cristo e do Espírito Santo. Deixemos que Cristo e o Espírito se manifestem onde e como desejarem para a salvação do mundo e a glória de Deus Pai!

Nenhum comentário: