"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 1 de junho de 2010

“Eis que estou à porta e bato...” (Ap 3,20)


A imagem da ceia é frequente nas Escrituras para designar a bem-aventurança celeste: o Senhor convida todos os homens para a ceia nupcial da vida eterna (ver Lc 14, 16-24; Mt 22,2-10; Is 25,6). A mesma imagem, porém, ocorre uma vez no Apocalipse em sentido diverso: o Senhor se faz de hóspede, em vez de ser o anfitrião: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa; cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3,20). Esta passagem lembra outra ocorrente no Cântico dos Cânticos: de noite, a amada, já recolhida, ouve a voz do Amado que bate à porta; não lhe responde, porém, vencida pela indolência... indolência da qual logo se arrepende amargamente (cf. Ct 5,2-7). No Apocalipse, o Senhor Jesus espera ser recebido no íntimo ou no coração de cada um dos seus fieis, que ele interpela, sem forçar a entrada. Compete a cada qual optar livremente...
É significativo o contexto no qual se encontra tal versículo do Apocalipse: faz parte de uma das sete epístolas iniciais, ou seja, da mensagem aos laodicenos, que é de todas a mais severa: o Senhor censura aos fieis a tibieza: “Conheço tua conduta: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, nem frio nem quente, estou para te vomitar da minha boca” (3,15s). Após tão séria advertência, o Senhor oferece nova chance à criatura, batendo-lhe à porta, discreto e paciente.
A pequena carta aos laodicenos apresenta assim uma situação típica, que pode afetar a vida do cristão: a tibieza ou acédia a ameaçam constantemente, fazendo que o cristão perca a alegria e o entusiasmo de sua vocação; após o fervor dos primeiros tempos ou de sua conversão, dá-se por cansado, sem coragem para continuar, mas também sem a ousadia de voltar atrás ou tudo deixar de lado.
Quem cede a tal atitude, ensurdece à voz de Deus, porque isto lhe parece mais cômodo, e assim se desfigura ou perde a sua identidade. O Senhor, porém, não deixa de falar diariamente aos seus fieis, despertando-os para uma vida mais consciente e plena, da qual o primeiro sinal é a docilidade à Palavra de Deus. Quem decide vencer a indolência e abrir corajosamente a porta ao Senhor, tem, já nesta terra, um antegozo da vida eterna: “Cearei com ele, e ele comigo”, diz o Senhor.
O Papa Pio XII (1939-1959) afirmava que o grande mal do seu tempo era ter que verificar que “os bons estavam cansados”... Estaremos em outros tempos? Perderam sua atualidade as palavras do Pontífice? Como quer que seja, o Senhor continua batendo à porta de cada qual dos seus amigos e aguardando uma eventual resposta: “Senhor, aqui estou!”
Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.
Revista Pergunte e Responderemos – outubro 1989

Nenhum comentário: