"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 13 de junho de 2010

Ser missionário, hoje...

Padre Virgílio


Evangelizar, nunca foi ostentação de força física, esbanjamento de recursos econômicos ou mostragem de meios poderosos, como que para derrotar inimigos e impressionar os amigos. Missionário não é nenhum Rambo e nenhum Tarzan. A única força compatível dentro da evangelização é a do amor e da fé.

Por isso, o missionário de Cristo, hoje, não precisa se preocupar com o “ter”, mas apenas com o “ser”. Quanto ao “ter”, bastam-lhe um cajado (símbolo do profetismo), uma túnica (símbolo da proteção de Deus) e um par de sandálias (símbolo da caminhada). Quanto ao “ser”, ele necessita permanecer fiel à Verdade, que no Evangelho foi-lhe revelada; estar firme na fé, decidido na esperança e forte no amor.

Não é fácil, hoje, proclamar a Verdade de Cristo num mundo que aprendeu a navegar mares de ideologias mentirosas. Não é fácil proclamar a fé no Ressuscitado numa sociedade que se gaba de acreditar tão-somente na cor do dinheiro. Não é fácil proclamar a esperança no meio de comunidades tantas vezes decepcionadas por falsas promessas. Nem é fácil proclamar o amor ao homem tantas vezes provado pelo ódio e pela violência.

Também, não é fácil resistir à tentação de partir para o anúncio do Reino de Deus armados de agressividade, equipados de meios sofisticados e financiados com dinheiro de proveniência duvidosa...

Na é dito que sejamos obrigados a dispensar os Meios de Comunicação Social; nem é dito que precisemos desprezar um dinheiro honesto. Os meios podem servir e o dinheiro pode ajudar.

A força do anúncio e o êxito da missão, porém, não dependem deles, e sim da fé que em Cristo soubermos depositar.

De qualquer forma, como Paulo VI disse: “A Igreja existe para evangelizar”; não para se fechar em si mesma. Tanto mais hoje, perante o eclipse quase total dos verdadeiros valores da vida. E é bom lembrar que a Igreja somos todos nós...

Nenhum comentário: