"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 11 de julho de 2010

Humildade


São Bento, um mestre para todos os tempos...
Da Humildade- capítulo 7 - Regra de São Bento, útil para nos ensinar, para nos fazer refletir... Escrevo abaixo o primeiro degrau... Uma exaltação para calar fundo em nossos corações...

Meus irmãos, a divina Escritura diz-nos a seguinte palavra: “Aquele que se exalta será humilhado e aquele que se humilha será exaltado”59.

Assim, se desejamos atingir o cume da suprema humildade e alcançar em pouco temo aquela celestial elevação a que ninguém pode chegar sem a humildade da vida presente, é preciso erguer aquela escada misteriosa que apareceu em sonho ao patriarca Jacó, pela qual desciam e subiam anjos. Esta descida e subida significam que pela exaltação se desce e pela humilhação se sobe.

A escada erguida representa nossa vida mortal, que o Senhor eleva até o céu, se o nosso coração se humilha. Os dois lados desta escada são o nosso corpo e a nossa alma; a graça divina que nos chamou nela dispôs vários degraus da humildade e da disciplina por onde devemos subir.

Assim, o primeiro degrau da humildade consiste no temor de Deus, que o monge deve ter constantemente presente. Nunca deverá esquecê-lo, lembrando-se sempre de tudo o que Deus ordenou; lembrará muitas vezes em seu espírito do inferno, onde caem aqueles que desprezam o Senhor; e da vida eterna, preparara para os que temem a Deus. E abstendo-se a todo momento dos pecados e vícios do pensamento, da língua, das mãos, dos olhos, dos pés e da própria vontade, combatendo com assiduidade as inclinações da carne, considere-se o homem a todo momento visto do céu por Deus.
Devemos, pois, combater os maus desejos, pois a morte está sentada ao lado do prazer. Sobre isso a Escritura diz: “Não te deixes levar por tuas paixões e refreias teus desejos”60 (...).

São Bento, rogai por nós, que recorremos a vós!

Nenhum comentário: