"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 14 de agosto de 2010

Crer do jeito de Maria

          Crer no jeito de Maria significa assumir um modo diferente de ser, de viver, de falar e de agir. Porque hoje, o que está em crise não é a fé, mas a vivência da fé; o que está em falta não é a fé, mas as testemunhas da fé.
          Quem aprendeu a crer do jeito de Maria sabe que, hoje, só amar não basta mais: é preciso também não se conformar com o ódio e a violência que devastam a Terra.
          Só perdoar não basta mais: é preciso também reagir à lógica da vingança.
          Só repartir o pão não basta mais: é preciso construir comunidades em que não haja quem passe fome.
          Só ser justo não basta mais: é preciso também preparar um mundo sem injustiças.
          Só viver unidos na intimidade do lar não basta mais: é preciso também comprometer-se em criar a unidade entre as pessoas de todas as cores e de todas as raças.
          Nós, Igreja de Cristo, precisaríamos pedir perdão ao mundo de joelhos, por sermos, nós próprios, a “crise” vivente da fé; por deixá-la estacionada em nós, quando deveria ser vivida ao ar livre. E é a não-vivência da fé que põe em crise o amor, o perdão, a justiça, a partilha fraterna e a unidade.
          A solução é crer do jeito de Maria, que caminhou crendo na Palavra do Senhor. É crer e ser gente nova; crer e renascer cristãos; crer e reproduzir Cristo em nossa vida. Só assim é que a face da Terra será purificada e o rosto de cada ser humano refletirá o rosto de Deus.

Padre Virgílio, ssp

Nenhum comentário: