"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 4 de setembro de 2010

Para Deus nada é à toa! - Alguém está ao meu lado...

               Há gente que nega os Anjos!

A existência dos Anjos sempre foi admitida na vida da Igreja. Aqueles que a negam costumam negar também outras verdades: menosprezam o Sacramento da Penitencia, diminuem a dignidade sacerdotal, e até justificam nebulosamente o divórcio.

Seres engraçados!

Nem tanto. Os homens são mais engraçados ainda. Os Anjos são seres simples, puros espíritos. Os homens são compostos. Se Deus pode criar gente “complicada”, como é o homem, pode também criar seres “simples”, como são os Anjos.

Há semelhança?!

Sim. O nosso espírito reflexivo nos aproxima deles. Temos a agilidade e penetração do pensamento. O nosso corpo nos distancia, ou, pelo menos, nos atrasa, pois ele dificulta a acuidade do pensamento. O Anjo se locomove com a rapidez do pensamento... o homem pode apenas pensar rapidamente.

À toa por aí?!

O próprio nome indica que os Anjos não existem à toa. Anjo quer dizer mensageiro, enviado. Tem missão a cumprir. Portanto, sua existência está justificada. Não podemos atinar com o número existente de Anjos.

Não há nada, na criação, que não tenha, junto de si, um Anjo tutelar. Até o reino dos minerais tem um guardião celeste, os mares, os ventos, os povos, os raios, os animais, as fontes, os tabernáculos, as profissões... enfim, aqui se pode falar no amor “esbanjador” de Deus.

... e eu?!

Os Anjos não são apenas um degrau, na escada da criação, entre Deus e os homens. Participam da aventura eterna dos homens. E como a “eternidade” que pesa sobre cada alma é de importância incalculável, Deus “envia” Anjos, para guardar os homens, um por um. Cada homem tem o “seu” Anjo, totalmente reservado para si, desde o berço até o túmulo, todos os instantes de sua vida. O Anjo recebe uma missão insubstituível em torno da alma a si confiada. O Anjo da Guarda tem uma “vocação”... como cada homem tem a sua “vocação”, no plano de Deus.

... só para mim?!

Sim, só para ti. Unicamente para ti. Deus de toda a eternidade, Deus escolheu um Anjo só para ti, como todo o seu Amor infinito. O Anjo tem perfeita consciência de sua “missão” e “responsabilidade” por ti. Não tem outra ocupação a não ser estar sempre ao teu lado, proteger-te, inspirar-te, levar-te pelo caminho certo da vida.

Se aceitares o teu Anjo, lucrarás muito. Hás de sentir a emoção de ser amado por Deus. Hás de viver a grande alegria de ter recebido um Anjo, escolhido a dedo, só para ti.

Conversa com ele. Ensaia a sua presença ao teu lado. Convida-o a caminhar junto por todos os caminhos. Pergunta-lhe, a cada passo, principalmente nas encruzilhadas, qual a direção mais acertada. Já que foi criado “só para ti”, a lógica manda aproveitar esta grande chance...

“Vou enviar um Anjo adiante de ti” (Ex 23,20).

Alguém Está Ao Meu Lado – Afonso de Santa Cruz

Nenhum comentário: