"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 8 de janeiro de 2011

Requisitos para estar no caminho da salvação

Frei Battistini


1º Requisito: Fé em Cristo.

Jesus é Filho de Deus. Totalmente homem e totalmente Deus.

Jesus é nosso Salvador. Nosso Redentor. Jesus nos salvou pela sua Morte e Ressurreição. Ter fé em Cristo significa aceitar Cristo Jesus como único Salvador e Senhor do mundo. Quem não crê em Cristo, como Filho de Deus e Salvador, não se salva. “Quem não crer será condenado” (Mc 16,15-16).

- “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11,6).

- A fé em Cristo não significa somente crer em Cristo, mas sobretudo a fé requer uma ADESÃO RADICAL a Ele e a sua doutrina.

Adesão intelectual, isto é, com a inteligência e coração.

2º Requisito: Receber os Sacramentos.

Os sacramentos são sinais visíveis que comunicam a graça de Deus. São canais que comunicam a vida de Deus e a salvação ao homem.

A Graça de Deus é Deus em nós. É a vida de Deus a nós participada.

Jesus nos dá a Graça pelos sacramentos.

a) Batismo

“Quem crer e for batizado, será salvo” (Mc 16,15).

Para estar no Caminho da Salvação precisa ser batizado. Por que é por meio do batismo que nos tornamos:

- Filhos de Deus
- Membros da Igreja
- Herdeiros do céu.

Nota 1: As crianças que morrem sem batismo se consideram batizadas na fé dos pais e da comunidade eclesial.
2: Há muitas seitas que batizam, mas este batismo é inválido. Por isso, o batismo realizado na Igreja brasileira, e noutras seitas, é inválido.

b) Crisma

É o sacramento (sinal) instituído por Cristo através do qual o divino Espírito Santo nos fortalece e dá coragem e luz para testemunhar Jesus Cristo no mundo. Na Samaria havia um grupo de cristãos que tinham sido batizados, sem ter recebido o Espírito Santo. Então, “os apóstolos Pedro e João foram para lá, ‘impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo’” (At 8,14-17).

A crisma nos faz cristãos adultos na fé.

c) Eucaristia

É receber o Corpo e o Sangue de Cristo na comunhão.

Diz Jesus “...se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” (Jo 6,53).

Segundo as palavras de Cristo, quem não recebe a comunhão, Cristo presente no pão consagrado, não poderá receber a salvação. De fato, mais claramente, e afirmativamente, ele diz: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue TEM A VIDA ETERNA” (Jo 6,54).

Ter a vida eterna é ser salvo.

Daqui se compreende a importância de receber este sublime sacramento.

As seitas não acreditam que Jesus está no pão consagrado.

- Por que não acreditam na palavra de Cristo? De fato, Jesus, na última ceia, tomou um pão, o benzeu e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei: ISTO É O MEU CORPO” (Mt 26,26-28).

Com estas palavras Jesus transformou o pão em seu corpo e disse: “Tomai e COMEI”. Receber o Corpo de Cristo, com fé e coração puro, é garantia de salvação. “Quem come a minha carne TEM A VIDA ETERNA” (Jo 6,54).

d) Confissão ou Penitência

É o sacramento do perdão. Jesus disse aos apóstolos: “A quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados” (Jo 20,21-23).

Somente na Igreja de Cristo existe este poder divino de perdoar os pecados. Quando alguém está em pecado e quer tirar de si este pecado, somente terá a certeza do perdão quando receber a absolvição do sacerdote. Não adianta dizer: eu me confesso diretamente a Deus.

Quem estabelece o modo de dar o perdão não é o homem. Mas Jesus. E Jesus, para dar seu perdão, instituiu a confissão.

Os outros sacramentos são: Unção dos Enfermos, Ordem, Matrimônio.

3º Requisito: Obedecer aos legítimos Pastores.

O primeiro pastor a quem devemos obediência é o Papa. O Papa é sucessor de S. Pedro, me linha direta. Foi a Pedro que Jesus disse: “Apascenta as minhas ovelhas”.

As ovelhas são todos os fieis batizados que fazem parte do CAMINHO.

Quem obedece ao Papa, obedece a Cristo, pois a Igreja de Cristo está fundamentada na autoridade de Pedro: “sobre esta pedra eu edificarei a minha Igreja”.

O bispo na sua diocese é o sucessor dos apóstolos. O padre em sua paróquia é o representante do bispo.

Este é o CAMINHO DA SALVAÇÃO. A Igreja de Cristo.

Se você está nele, continue firme e seguro. É sinal de sua salvação. Se você nele não está, procure-o. Porque todos os outros caminhos não têm garantia de salvação. Porque não são caminhos traçados por Jesus.

Nenhum comentário: