"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 9 de março de 2011

O Canto e o Tempo da Quaresma



Procuramos neste Tempo tão especial cantar o pecado e o perdão, mas não somente estes dois temas tão importantes. Precisamos também cantar o Êxodo do Povo de Deus – o deserto com sua travessia e sua experiência de liberdade. Cantar a montanha sagrada com sua escalada para chegar à Páscoa. Cantar esta passagem, cantar a Paixão do Senhor - cantar os passos que Jesus deu até o calvário, exemplo de amor e perseverança. Cantar a solidariedade com os necessitados; cantar o batismo (lembrando a água, a luz, que fazem parte de seu rito). Cantar a esperança na ressurreição... Cantar o nosso amor por Aquele que nos amou até o fim, e que deu a vida para nos salvar! Cantar nosso agradecimento!

Todos estes são temas relacionados ao Tempo que vivemos e a vitória que esperamos em Cristo Jesus!

Todos os cantos devem estar relacionados com as leituras, orações, ritos próprios do tempo para que possamos atingir o objetivo principal que é o de preparar-nos melhor para a Páscoa de Jesus e assim nos incorporarmos em seu passo pascal.

Os cantos devem ser suaves, assim como os instrumentos que os acompanham devem ser bem discretos. Evitem-se as palmas. Não se cante Aleluia. Antes do Evangelho, podemos escolher uma boa aclamação-antífona para todos os domingos da Quaresma e recitar o versículo próprio de cada domingo, tornando a repetir a aclamação-resposta.

É importante que ao longo do ano vamos selecionando cantos para cada Tempo especial da Igreja e assim ficaremos devidamente preparados para cumprir a missão que nos coube: auxiliar na evangelização através da música.

Muito mais teria a dizer, mas creio que o importante é entendermos o que estamos vivendo e assim escolhermos cantos apropriados.

E mais importante ainda é termos este tempo para preparar nosso coração para acolher este Deus apaixonado por nós!

(Fonte de consulta: Canto e Música Litúrgica – Antonio Alcade)

Que o Senhor se compadeça de nós e nos dê a sua Paz!
Que tenhamos todos uma Santa Quaresma!

Nenhum comentário: