"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 9 de abril de 2011

O filho da viúva de Naim – A primeira Ressurreição

Lc 7,11-17

Certo dia, à tardinha, Jesus dirigia-se para uma aldeia chamada Naim. Ia acompanhado dos doze e de muita gente, cujas vozes festivas, espalhavam alegria em torno, quando viram sair pela porta da cidade um cortejo fúnebre. Levavam a enterrar um jovem, que era filho único de uma viúva.
Na frente vinham os tocadores de flauta e as mulheres, chorando; eram as carpideiras; depois vinham os amigos, com as cabeças envoltas em mantos e, por fim, a mãe transtornada e petrificada pela dor. Caminhava diante do féretro. Sua tristeza fazia estalar o coração. O jovem defunto tinha o rosto descoberto e rodeado de pequenos ramos de mirto. Atrás do caixão, seguia toda a gente da cidade, silenciosa e grave.
Que encontro! Que fará Jesus? Não é sem disposição divina, que ele vai sobre os caminhos dolorosos dos homens.
Apenas viu a palidez desoladora daquela mãe, teve imensa piedade dela e, aproximando-se, disse-lhe:
- “Não chores!”
Era uma palavra de conforto, sem dúvida, mas, como se pode dizer não chores a uma viúva, que perdeu o único filho, a única esperança que lhe restava? Se, muitas vezes, nossas palavras são vãs, as de Jesus, não. Aproximou-se então do féretro e tocou-o com suas mãos divinas. Os que carregavam pararam.
O espanto e a expectativa eram gerais! Jesus então, dirigindo-se ao morto, disse:
- “Levanta-te, ó jovem, eu te mando!”
Imediatamente o morto sentou-se e começou a falar.
Àquele milagre, as pessoas, estupefatas, foram tomadas de um sagrado temor, e a mãe, como fora de si, estava rígida e muda. Mas, o amoroso Redentor tomou, ele mesmo o jovem pela mãe, e o pôs nos braços da mãe. Então ela compreendendo, que não era um sonho e, pareceu-lhe, que o Céu e a terra reviveram para ela. E, todos glorificavam o Senhor, dizendo:
- “Um grande Profeta está entre nós e Deus visitou seu povo!”
Rapidamente, a fama deste grande milagre se divulgou por toda a Palestina, para além do Jordão e chegou até João Batista, na sua longínqua prisão.
Peçam a Jesus que venha ao encontro de vocês, principalmente nas horas supremas da dor.
Ele, movido de piedade, reconduz à nova vida, muitos jovens, que, estando mortos espiritualmente, pelo pecado, são a desolação das mães e da Santa Igreja.
Digam a Jesus, juntando as mãos: - “Se eu cair, morto pelo pecado, venha ao meu encontro tua piedade Senhor, e me diga:
- “Levanta-te, eu te ordeno!”

P. César, Gallina – A Pequena Bíblia

Nenhum comentário: