"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 21 de maio de 2011

Jesus teve irmãos?

Ligado ao tema anterior, Maria, Virgem e Mãe, Dom Estêvão expõe o tema: Jesus teve irmãos? Em seu livro Diálogo Ecumênico.

A questão dos “irmãos de Jesus” volta frequentemente à baila no diálogo entre católicos e protestantes: Maria Santíssima, a Mãe de Jesus, terá tido outros filhos, que sejam irmãos de Cristo propriamente ditos? Ou está de pé a antiga e ininterrupta afirmação da fé católica, segundo a qual Maria foi sempre virgem, reservada para ser Mãe do Filho de Deus feito homem? – É o que passamos a examinar.

1.      Os dados do problema

São sete as passagens do Novo Testamento que mencionam os irmãos de Jesus, sendo que um desses textos, logo abaixo citado, se refere outrossim às irmãs de Jesus. O mais expressivo é o de Mc 6,3:

“Tendo Jesus pregado em Nazaré, sua cidade natal, os ouvintes, admirados, perguntavam donde Lhe provinha tanta sabedoria, e acrescentaram: ‘Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas, de Simão? E as suas irmãs não estão entre nós?’” (cf. Mt 13,55s).

As outras menções de “irmãos de Jesus” encontram-se em Mc 3,31-35 (cf. Mt 12,46-50; Lc 8,19-21); Jo 2,12; 7,2-10; At 1,14; Gl 1,19; 1Cor 9,5.

Os comentadores interrogam se os quatro nomes citados em Mc 6,3 constituem o número total de irmãos de Jesus ou se havia ainda outros. Não se pode responder... Quanto às irmãs de Jesus, não se sabe nem o número nem os nomes das mesmas – sinal de que não eram muito notórias entre os antigos cristãos; notícias tardias propõem duas irmãs, de nomes incertos: Maria e Salomé, Ester e Marta, ou Lisia e Lídia...
Pergunta-se agora: qual a forma de parentesco vigente entre essas pessoas e Jesus?

 2.       “Irmãos” na linguagem semita

A expressão “irmãos de Jesus” foi concebida originariamente não em ambiente grego, mas no mundo semita. Os habitantes de Nazaré, por exemplo, não falavam grego, mas aramaico. É preciso, portanto, que procuremos avaliar o sentido da palavra irmão em aramaico. Ora em aramaico, como em hebraico (línguas afins entre si), a palavra “irmão”, ha, designava não somente os filhos dos mesmos genitores, mas também os primos ou até parentes mais remotos, pois tais línguas eram pobres em vocabulário.
No Antigo Testamento, vinte passagens atestam o significado amplo de irmão. Tenham-se em vista, por exemplo:

     Gn 13,8: Abraão, disse a seu sobrinho Lote, filho do seu irmão: “Somos irmãos”. vejam-se outrossim Gn 14,14.16.
     Gn 29,12.15: Jacó se declara irmão de Labão, quando na verdade era filho de Rebeca, irmã de Labão. Este confirma o apelativo, embora se tratasse de tio e sobrinho.
     Gn 31,23 refere que Labão com seus irmãos, isto é, com seus parentes de sexo masculino, foi ao encalço de Jacó.
     1Cr 23,21-23: “Os filhos de Merari foram Moholi e Musi. Os filhos de Moholi foram Eleázaro e Cis. Eleázaro morreu sem ter filhos, mas apenas filhas; os filhos de Cis, seus irmãos (= primos), as tomaram por mulheres”.

Vejam-se outrossim 1Cr 15,5; 2Cr 36;10; 1Rs 10,13; Jz 9,3; 1Sm 20,29...

Ora é de notar que a tradução grega do Antigo Testamento, realizada em Alexandria (Egito) anteriormente a Cristo, usa nos textos citados a palavra grega adelphós, irmão, embora o grego possuísse vocábulo próprios para dizer primo e sobrinho.

Disto se segue que, quando os antigos cristãos de língua grega falavam dos irmãos (adelphói) de Jesus, não deviam necessariamente entender filhos dos mesmos genitores, mas podiam estar designando familiares ou parentes menos chegados a Jesus.

É preciso agora indagar em que sentido era realmente entendida a expressão “irmãos de Jesus” nos escritos do Novo Testamento. É o que faremos por etapas.

A seguir: “Irmãos de Jesus”, não “filhos de Maria” – Há claros indícios no Evangelho de que os chamados “irmãos de Jesus” não eram filhos da mãe de Jesus, mas parentes em sentido mais amplo...

Nenhum comentário: