"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 17 de maio de 2011

Maria, Virgem Mãe - Significado positivo - continuação


Se a profissão da virgindade de Maria não implica menosprezo do matrimônio e do legítimo consórcio marital, pergunta-se: por que Deus, autor da instituição matrimonial, não quis que se eu filho, feito homem, nascesse no mundo por via do consórcio marital?

- Em resposta, diremos:    

O Filho de Maria Virgem é verdadeiro homem; seu nascimento virginal não lhe mutila a natureza humana. Mas... não é apenas verdadeiro homem: Ele é verdadeiro Deus e, como tal, assinalado pelo seu modo de nascer... modo portentoso.

Deus Pai quis que o Senhor fosse dado ao mundo por natividade virginal. Esse desígnio deve ser entendido como desígnio de proporcionar aos homens um sinal ou símbolo.
Sinal ou símbolo... de quê?

a)       A salvação do gênero humano é algo de totalmente gratuito; ela não se deve nem “à vontade da carne nem à vontade do homem”, mas à livre e soberana iniciativa de Deus (cf. Jo 1,13).

b)    Com Jesus, começa algo de novo na história do mundo e dos homens. Entrando no curso dos tempos. Deus recriou o homem; depois de haver assumido a dor e a morte da criatura, apresentou ao mundo o novo homem, o segundo Adão, que é o Cristo Jesus Ressuscitado. Nascimento virginal e ressurreição corporal estão intimamente associadas entre si como etapas da novidade que Cristo trouxe na plenitude dos tempos. Essa grande novidade vai-se comunicando às gerações sucessivas da história e estará consumada no fim dos tempos.

c)    Jesus no Evangelho diz que, após a ressurreição dos mortos, na realidade definitiva, já não haverá consorcio marital (cf. Mt 22,30)... Ora a conceição virginal de Jesus é um reflexo antecipado desse estado de coisas definitivo.

d)     Na virgindade de Maria torna-se claro o fato de que Deus pode assumir totalmente alguém para o seu serviço, pedindo-lhe renúncia a bens lícitos, sem por isto tirar fecundidade a essa criatura, mas, ao contrário, dando-lhe mais rica fecundidade e o gozo de inédito prazer.

A virgindade física de Maria, na S. Escritura, é um fato, ... e um fato prenhe de mensagens. Sem mensagem par nós, o fato apenas da virgindade seria brutal ou antinatural. Sem o fato apenas da virgindade física, a mensagem seria abstrata, teórica ou mesmo vazia. O fato da virgindade e o significado ou o simbolismo da mesma são inseparáveis um do outro.

Em última análise, nem a filosofia, nem a ciência são aptas a afirmar ou negar que Maria tenha sido Virgem perpétua. É somente a fé que o afirma; e é somente na fé que se professa tal verdade,... fé, sem dúvida, baseada no testemunho da Palavra de Deus oral e escrita.


Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.
Diálogo Ecumênico

A seguir: Apêndice e Carta a um católico romano

Nenhum comentário: