"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 21 de junho de 2011

A Festa do Corpo de Deus


Na quinta-feira após a festa da SS. Trindade, celebra-se a festa do Corpo de Deus, em honra da Sagrada Eucaristia, o grande “mistério de fé”. Com esta festa, proclamamos que a Hóstia Consagrada é Jesus Filho de Deus vivo.

A festas do Corpo de Deus ou SS. Sacramento lembra:

a)      a Paixão de Jesus: Ó Deus que neste admirável sacramento nos deixastes a recordação de vossa Paixão, concedei-nos a graça de venerar vossa Paixão, concedei-nos a graça de venerar de tal forma o vosso Corpo e Sangue que mereçamos sentir constantemente os efeitos da vossa Redenção. (Oração da Missa)

b)      a caridade de Jesus: Concedei, Senhor, à vossa Igreja a graça da união e da paz, simbolizadas no pão e no vinho que Vos oferecemos. (Secreta da Missa)

c)       a promessa de Jesus: Concedei-nos, Senhor, gozar plenamente de Vós, um dia, no Céu, já que agora gozamos da recepção de vosso corpo e sangue. (Pós-Comunhão)

- Dão-se bênçãos do SS. Sacramento e fazem-se procissões solenes em sua honra. Nelas canta-se principalmente o Tantum ergo Sacramentum – Este grande Sacramento

Este grande sacramento
Humildemente adoremos
Da antiga lei as figuras
Cedam ao novo mistério.
À fraqueza dos sentidos
Sirva a fé de suplemento,
Ao Pai, ao Filho igualmente
Louvores mil tributemos
Seus altos dons inefáveis
Por justo tributo honremos;
Ao que de ambos procede
Os mesmos louvores demos.
Amém.

Nenhum comentário: