"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 11 de junho de 2011

O Divino Paráclito

O Espírito Santo é a Alma da Igreja

Efetivamente a Igreja começou a sua missão divina no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos reunidos no cenáculo.
Como Jesus, que começou sua missão no mundo, quando se encarnou no seio de Maria, “concebido pelo poder do Espírito Santo”.

- Jesus tinha avisado os apóstolos, antes de subir ao céu, que mandaria o Divino Espírito Santo e “VOS ENSINARÁ TUDO E VOS RECORDARÁ TUDO O QUE VOS DISSE” Jo 14,26.

- A mudança que o Divino Espírito Santo realizará nos apóstolos é simplesmente incrível. A gente fica abismado diante da falta de fé dos apóstolos no seu divino Mestre. Apesar de Ele tê-los avisado muitas e muitas vezes sobre sua morte e Ressurreição, apesar de ter insistido muito sobre a mesma tecla, todavia, até Ele ressuscitar, não tinham acreditado. E mesmo depois de ressuscitado, ainda pensavam de ver um fantasma. Antes de receberem o Espírito Santo os apóstolos eram como um corpo sem alma. Ou como um cristão sem fé em Cristo, que equivale ao maior dos absurdos.

A Igreja é “Concebida pelo Espírito Santo”.

- Mas... “Ao chegar o dia de Pentecostes, achavam-se todos os discípulos reunidos no mesmo lugar, e veio subitamente do céu um ruído semelhante ao sopro do vento impetuoso que encheu toda a casa onde eles habitavam. E apareceram línguas divididas, à maneira de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. E ficaram todos CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO E COMEÇARAM A FALAR EM OUTRAS LÍNGUAS, SEGUNDO O ESPÍRITO SANTO lhes concedia que se exprimissem” At 2,1-14.

Depois que receberam o Espírito Sant, Pedro e os outros apóstolos ficaram totalmente transformados e, cheios de coragem e fé, anunciavam a Mensagem de Cristo com empenho e muita bravura.
Na realidade a ação do Espírito Santo na Igreja é a de transformar, dar alma, revivar a fé, dar força e coragem para reconhecer Cristo como Salvador e anunciá-lo ao mundo.

- Todas as vezes que alguém reconhece Cristo como Filho de Deus e Salvador, é por obra do Espírito Santo que o ilumina.
- Isabel reconhece Maria como “MÃE DO MEU SENHOR”, porque ficou “cheia do Espírito Santo” Lc 1,41.

Quando Jesus é batizado no Jordão, é manifestada a sua divindade como Filho de Deus, e o Espírito Santo aparece sob forma de pomba.
- Quando nós nos tornamos cristãos, no batismo, é pelo Espírito Santo que nos tornamos Filhos de Deus e membro da Igreja. “Fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito do nosso Deus” 1Cor 6,11.

Para se tornar apóstolo de Jesus Cristo, é necessária a escolha do Espírito Santo. “Separai-me Barnabé e Saulo para as obras a que os destinei” At 13,2.

A pregação da Mensagem de Cristo e sua aceitação depende da ação do Espírito Santo, e nos pregadores e nos ouvintes. “Sabemos que a nossa pregação do Evangelho não se deu entre vós por palavras, mas também com obras poderosas, com a FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, e com plena convicção” 2Tm 1,4-5.

O Espírito Santo estará sempre com a Igreja para iluminá-la, fortalecê-la, santificá-la. “Eu pedirei ao Pai, e Ele vos dará outro CONFORTADOR PARA ESTAR SEMPRE CONVOSCO, O ESPÍRITO DA VERDADE” Jo 14,16s.

Para ter o DOM do discernimento das coisas de Deus, é o Espírito Santo que age em nós. “Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, afim de conhecermos as coisas que por Deus nos foram prodigalizadas” 1Cor 2-12.

A oração é o meio formidável e infalível para nós pedirmos a Deus as cosias necessárias para nossa salvação e nosso bem. Muitas vezes ficamos encabulados e pedimos coisas até prejudiciais à nossa vida. É o Espírito Santo que nos sugere o que devemos pedir para nosso maior bem. O Espírito Santo vem em auxílio de nossa fraqueza, pois não sabemos o que devemos pedir, como nos convém. Mas os próprio Espírito implora por nós com gemidos inexplicáveis” Rm 8,9.

Para sermos membros de Cristo, vivos e ativos, precisamos da ação do Espírito Santo: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não lhe pertence” Rm 8,9. 

A Igreja é um corpo, com muitos membros. Nós somos os membros. Cada um de nós é diferente e tem uma missão diferente na Igreja. Para cumprir esta missão individual precisamos de DONS. É o Espírito Santo que nos dá os DONS: “A cada qual é dada a manifestação do Espírito para que redunde em vantagem comum. A um é concebido, por meio do Espírito, a linguagem da sabedoria, a outros a linguagem da ciência, segundo o mesmo Espírito. A outros a fé, mediante o mesmo Espírito... Todas essas coisas porém as produz o mesmo Espírito, distribuindo a cada um os próprios DONS conforme lhe agrada” 1Cor 12,4-11.

Na ressurreição final retomaremos nosso corpo glorificado, pela ação do Espírito Santo, que o vivificará: “Ora, se o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dos mortos habita em vós, esse que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus, vivificará também os vossos corpos, mortais, por meio do Espírito que habita em vós” Rm 8,9-11.

O Espírito Santo é a alma da Igreja. Sem esta alma a Igreja seria como um corpo morto. Como os apóstolos que, apesar de viverem sempre ao lado de Cristo, assistir aos milagres, comer e beber com Ele, todavia, não acreditavam firmemente n’Ele como Salvador e Filho de Deus.

É o Espírito Santo que, ALMA DA IGREJA, vivifica, santifica, dá coragem, dá força e governa.
O Espírito Santo é o COMUNICADOR da vida divina nas veias do Corpo Místico. Todo Amor do Pai, toda bondade do Pai, todo perdão do Pai, tornam-se palpáveis por meio do Espírito.

Toda obediência do Filho, todo o sacrifício do Filho, toda Imolação do Filho como Vítima dos nossos pecados, nos transformam em filhos de Deus e herdeiros do céu, pela ação do Espírito Santo.

O divino Espírito Santo é o DIVINO PARÁCLITO, isto é, O CONSOLADOR, O DEFENSOR, isto é, O CONSERVADOR, O VIVIFICADOR, O SANTIFICADOR da Igreja.

Frei Battistini - Meu Cristo Total Hoje

Nenhum comentário: