a) NO ANTIGO TESTAMENTO
No A.T. não há revelação deste mistério. Há, sim, INDÍCIOS que porém não chegam a confirmar o dogma na sua clareza.
1) “Façamos o homem a NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA” Gn 1,26.
2) “Eis que o homem se tornou como um de NÓS” Gn 3,22.
Alguns Padres, interpretando estes trechos à luz do Novo Testamento, pensam que estas palavras “FAÇAMOS” e “UM DE NÓS”, podemos referi-las também à presença do Filho e do Espírito Santo.
A maioria absoluta dos exegetas, ao contrário, pensa que se trata simplesmente de um “plural majestático” ou a uma “alusão simples ao nome de Deus ao plural: Elohin” Ludovico Ott.
3)
Davi, quando fala do Messias vindouro, assim diz: “Deus me disse: Tu és meu filho. Eu hoje te gerei” Sl 2,7. “Neste trecho pressupõe em Deus uma distinção de pessoa, enquanto, prenunciando o Messias mandado por Deus, acena-se a Ele como Filho de Deus” Ludovico Ott.
4)
O V.T. fala muitas vezes do “Espírito de deus”, como em Gn 1,2; Sl 32,6; Is 61,1; Ez 11,5; etc.
“Aqui porém não se deve entender uma pessoa divina (A pessoa do Espírito Santo), mas “uma força que promana de Deus que dá vida, fortifica, ilumina e leva ao bem” Heinisch.
b) REVELAÇAO DA SS. TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
1. No dia da anunciação o “Anjo disse a Maria”.
- “O ESPÍRITO SANTO virá sobre ti.
- “A POTÊNCIA DO ALTÍSSIMO (Deus) te cobrirá, por isso também o Menino que nascerá será chamado FILHO DE DEUS” Lc 1,35.
Aqui não há dúvidas. Aparecem bem distintas as três divinas pessoas:
O Pai, cuja virtude cobrirá Maria.
O Espírito Santo que virá sobre Maria.
O Menino que nascerá de Maria que será o FILHO DE DEUS.
2. No Batismo de Jesus aparecem distintos o Pai e o Divino Espírito Santo. “Batizado, Jesus saiu imediatamente da água e logo os céus se abriram e ele viu o ESPÍRITO DE DEUS descendo como uma pomba e pousando sobre Ele. Ao mesmo tempo, uma voz vinda dos céus dizia: “Este é meu FILHO AMADO, em quem me comprazo” Mt 3,16-17.
- O Filho de Deus, Jesus, que é batizado no Jordão.
- O Espírito Santo que desce “como uma pomba” sobre Jesus.
- A voz do Pai que diz: “Este é meu Filho...”
- As três divinas pessoas aparecem com a mesma dignidade e as mesmas características divinas.
3. O Batismo apaga todo e qualquer pecado e nos reconduz à intimidade com Deus, fazendo-nos seus filhos. O Batismo é administrado em nome da SS. Trindade. Só Deus pode perdoar os pecados.
“Ide pois, ensinai todas as gentes, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO” Mt 28,19.
4. São Pedro na sua primeira carta assim se expressa:
- Aos eleitos... segundo a presciência de DEUS PAI, por meio da obra santificadora do ESPÍRITO SANTO, a fim de que nos tornemos obedientes e participantes da aspersão do sangue de Jesus Cristo” 1Pd 1,1.
5. São Paulo assim fecha a carta aos Coríntios: “A graça de N. S. Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo, estejam convosco” 2Cor 13,13.
6. Na primeira carta de São João (5,7) assim lemos: “TRÊS SÃO que dão testemunho no céu: O pai, o Verbo e o Espírito Santo. E estes três são uma coisa só”.
7. Há muitos outros trechos do N.T. em que se declara abertamente a existência e a divindade das três divinas pessoas.
Cremos que sobre esta verdade ninguém encontre dificuldade.
Analisando, em separado, as três divinas pessoas no N.T. chega-se à conclusão que as três divinas pessoas têm a mesma natureza e a mesma substância, e, logicamente, o Pai e o Filho e o Espírito Santo, são um único Deus.
A seguir: O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE E A RAZÃO
Frei Battistini
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