"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 23 de julho de 2011

Tudo estava perdido... Situação Moral



Uma vez abandonado o Deus Único e Verdadeiro, Autor da Lei mora, e virado o rosto para os deuses imaginários, muitas vezes cheios de imoralidades mais do que o homem, onde podia chegar, o homem, também neste campo?

São Paulo nos dá uma descrição bastante dramática, quando diz que, por causa da “impiedade” dos pagãos, e por causa de terem adorado “répteis e animais”, no lugar do Criador, “DEUS OS ENTREGOU, SEGUNDO O DESEJO DE SEUS CORAÇÕES, A IMPUREZA EM QUE ELES MESMOS DESONRARAM SEUS CORPOS.

Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira e adoraram e serviram a criatura em lugar do Criador que é bendito pelos séculos. Amém.

Por isso Deus os entregou a paixões aviltantes. Suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza. Igualmente os homens deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejo uns para com os outros, praticando torpezas homens com homens e recebendo em si mesmos a paga de suas aberrações. E como não julgaram bom ter conhecimento de Deus, Deus os entregou a sua mente incapaz de julgar, para fazerem o que não presta.

Repletos de toda sorte de injustiças, perversidades, avidez e malícia, cheios de inveja, assassinatos, rixas, fraudes e malvadezas.

Detratores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes, fanfarrões, engenhosos no mal, rebeldes para com os pais, insensatos, desleais, GENTE SEM DÓ NEM PIEDADE.

Apesar de conhecerem a sentença de Deus, que declara dignos de morte os que praticam semelhantes ações, eles NÃO SÓ AS FAZEM, MAS AINDA APLAUDEM OS QUE AS PRATICAM” Rm 1,20-32.
MORAL DO POVO ELEITO.

Vamos aproveitar sempre São Paulo, para demonstrar que mesmo entre os judeus, apesar de conhecerem a Lei, as condições não eram melhores, sob todos os aspectos.

“Ora se tu te denominas judeu e descansas na Lei e te glorias em Deus, tu que conheces sua vontade, e que, instruído pela Lei, sabes discernir o que é melhor, que estás convencido de ser o guia de Ceg os a luz dos que andam nas trevas, educador dos ignorantes, e mestre dos que não sabem, possuindo na Lei a expressão da ciência e da verdade...

Ora tu que ensinas aos outros, NÃO ENSINAS A TI MESMO...

Pregas que não se deve furtar, e FURTAS.

Proíbes o adultério, e COMETES ADULTÉRIO.

Abominas os ídolos, e despojas seus templos.

Tu que te glorias na Lei estás desonrando a Deus pela transgressão da Lei, pois como está escrito: por vossa causa o nome de Deus está sendo blasfemado entre os gentios” Rm 2,27-24.

Tudo isso acontecia entre o povo de Deus, aquele que devia ser o Guia das nações, para levar as nações e os povos a adorar o Único e verdadeiro Deus.

O mundo estava todo podre. Não havia esperança para ninguém.

Eis aqui como São Paulo nos pinta o quadro: “Acabamos de provar que todos, tanto judeus como os gregos, (pagãos em geral) estão DEBAIXO DO PECADO, conforme está escrito: “Não há homem justo. Não há um sequer. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. TODOS SE TRANSVIARAM, TODOS JUNTOS SE CORROMPERAM, NÃO HÁ QUEM FAÇA O BEM. Não há UM SEQUER.

Sua garganta é um sepulcro aberto. Sua língua profere enganos.
Há veneno de serpente debaixo de seus lábios.
Sua boca está cheia de maldição e azedume.
Seus pés são velozes para derramar sangue.
Há destruição e desgraça em seus caminhos.
Desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” Rm 2,9-18.

São Paulo concluiu para nós a situação da humanidade, no campo religioso, no campo sócio-político, no campo da moral.

Questionamento: A humanidade de hoje, no campo da moral, é pior, igual ou melhor do que a do tempo de São Paulo? Por quê?

Frei Battistini

Nenhum comentário: