"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Identificação de Cristo com a Igreja


A Igreja é Cristo que salva

Frei Battistini

A Igreja não é algo separado de Cristo.

A Igreja não é uma instituição separada de Cristo.

A Igreja não é “a voz de Cristo” que age em separado d’Ele.

A Igreja é o próprio Cristo Jesus, que age, santifica e salva. Ontem, hoje e sempre.

A Igreja é um prolongamento de Cristo no mundo.

A Igreja é o Cristo presente nos seus membros.

A vida divina de Cristo é a vida divina da Igreja.

“Do mesmo modo que, em um só corpo, nós temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, ASSIM NÓS, TODOS JUNTOS, CONSTITUIMOS EM CRISTO UM CORPO ÚNICO” Rm 12,4-5.

E também: “Com efeito, o corpo é um e, não obstante, tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo” 1Cor 12,12.

Como a cabeça de um corpo é inseparável dos membros, assim também, Cristo, Cabeça da Igreja, e, os cristãos, membros da Igreja, são inseparáveis.

Quem pretende considerar a Igreja separada de Cristo, se prepara para ter na sua frente um cadáver, e não mais um organismo vivente.

Jesus disse abertamente que estará com os apóstolos para sempre.

“Estarei convosco até o fim do mundo” Mt 28,20.

- Cristo continua salvando o mundo pela sua Obra, que é Ele mesmo agindo pela sua Obra, a Igreja.

“Deus não enviou seu filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja SALVO POR ELE”, isto é, pela sua Igreja” Jo 3,17.

Jesus se identifica na voz dos apóstolos.

“Quem vou ouve, a mim ouve” Lc 10,16.

- Batizar é santificar. Quem derrama água na cabeça do homem é o sacerdote ou o simples cristão. Mas quem santifica, quem transforma, quem comunica a vida de Deus, é Cristo.

- “Recebei o Espírito Santo, a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados” Jo 20,20.

Quem faz o gesto do perdão, e quem pronuncia as palavras do perdão, é o sacerdote, mas quem dá o perdão de Deus, é Cristo.

- Mais claramente os Santos Padres declaram: “Seja quem batize Pedro, é Cristo que batiza. Seja quem batize Paulo, é Cristo que batiza. Seja quem batize Judas, é Cristo que batiza”.

- Cada membro da Igreja em relação à Vida Eterna não é capaz de realizar nada, sem a graça de Cristo. De fato: “Sem mim nada podeis fazer”.

- Bem claramente São Paulo nos aprofunda nesta verdade. Todo crescimento da Igreja, toda atividade e toda ação dos membros provém da cabeça.

“Dele, todo corpo, bem ajustado, e solidamente coeso por meio de todas as junturas de comunicações, segundo à atividade proporcionada a cada um dos membros, REALIZA DO SEU CRESCIMENTO E SE VAI EDIFICANDO NA CARIDADE” Ef 4,16.

- E mais explicitamente Paulo afirma: “Ele, Cristo, é a cabeça do corpo que é a Igreja” Cl 1,18.

- Perseguindo os membros da Igreja é a Cristo que se persegue: São Paulo estava perseguindo e matando os cristãos. Andando pra Damasco, a voz de Cristo gritou: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” At 9,4.

A identificação de Cristo com a Igreja é evidente.

Ouvindo a Igreja, ouve-se Cristo. Perseguindo a Igreja, persegue-se Cristo.

Aderindo a Igreja, adere-se a Cristo. Amando a Igreja, ama-se a Cristo. Criticando a Igreja, critica-se Cristo.

Sendo membro da Igreja, é-se membro de Cristo.

Hoje há quem avança a ideia de que Cristo não teve a intenção de fundar uma Igreja, baseando-se unicamente na organização atual.

Estes podemos compará-los àquele médico que esquartejava cadáveres para encontrar a alma do homem; não encontrando, concluiu que o homem não tem alma, mas é tudo matéria. Que raciocinem!

O grande Bossuet diz: “A Igreja é Jesus Cristo difundido e participado. É Jesus Cristo todo inteiro. Jesus Cristo homem perfeito, Jesus Cristo na sua plenitude”.

Também o grande Teólogo Moehler escreve: “Se o Filho do Altíssimo tivesse descido no coração do homem sem assumir uma forma corpórea, seria claro que Ele tivesse fundado uma Igreja invisível e puramente interior. Mas, dado que O VERBO SE FEZ CARNE, para reconquistar o homem ao Reino dos Céus, quis sofrer e agir à maneira dos homens. Deste ponto de vista, continua Moehler, a Igreja é, pois, Jesus Cristo que se renova incessantemente, e continuamente reaparece sob forma humana: É A ENCARNAÇAO PERMANENTE DO FILHO DE DEUS”.

Também Lippert nos dá uma outra imagem não menos clara e viva.

“A Igreja se apresenta assim não só como uma instituição fundada por Cristo Jesus, me dado momento histórico, mas também como uma realidade que, em cada ponto de sua duração, não cessa de NASCER DE CRISTO como um rio imenso, que emergindo da invisível profundidade da alma, DILAGA no mundo visível da organização, como a pulsação ao ritmo da qual se move toda a história universal de um coração eternamente vivo” (Lippert: A Igreja de Cristo).

“Não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim!” Gl 2,20

Nenhum comentário: