"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Livro da Verdade e da Vida... continuação...


A BÍBLIA NÃO CONTÉM ERROS

Repetimos que a finalidade da Bíblia é uma finalidade essencialmente religiosa e não tem nenhuma finalidade científica. Por isso mesmo, quando o autor humano se refere a fenômenos científicos, o faz não para explicá-los, mas para mais facilmente transmitir a verdade, e se adapta ao nível intelectual do povo, mesmo que estes fatos sejam interpretados de modo errado, do ponto de vista científico de hoje. Os antigos, por exemplo, pensavam que a terra fosse uma grande plataforma, apoiada sobre grandes pilastras. Como também pensavam que o sol girava em torno da terra.

O autor humano da Bíblia teve que se adaptar a esta mentalidade do povo para transmitir melhor a verdade religiosa. Isto não constitui erro científico, mas método didático, em uso até hoje.

COMO CHEGOU ATÉ NÓS A BÍBLIA

Antes da invenção da imprensa, os povos antigos escreviam em tijolos, pergaminhos e papiros. O papiro era tirado de uma planta (papiro).

Cortando-se os filamentos do tronco, saía uma folha larga e comprida que era enrolada e de um lado se podia escrever.

Pergaminho era feito com pele de animais (ovelhas e cordeiro), devidamente preparada, na qual se podia escrever. Chama-se assim porque este método foi inventado na cidade de Pérgamo, antiga capital da Mísia.

Os antigos monges, antes da invenção da imprensa, passavam sua vida transcrevendo a Bíblia em milhares de cópias em pergaminho, para difundir a Palavra de Deus.

Assim a Bíblia, Palavra de Deus, chegou até nós, intacta, completa.

As cópias mais antigas da Bíblia se encontram na Biblioteca Vaticana, CÓDIGO Vaticano: B-03. E no museu britânico. Código Sinaítico: S-01.

Isto fique bem claro e seja declarado abertamente: A Bíblia chegou até nós e foi difundida em escala mundial, unicamente e exclusivamente por meio da Igreja Católica.

BÍBLIA CATÓLICA E BÍBLIA PROTESTANTE

A Bíblia católica é a mesma Bíblia de Jesus Cristo e dos apóstolos.

A Bíblia católica é completa, intacta, autêntica.

Até o século XVI (1517) existia somente a Bíblia católica, depois apareceu a protestante.

A Bíblia católica contém todos os livros: 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

- BÍBLIA PROTESTANTE

A Bíblia protestante é a mesma Bíblia católica, faltando porém 7 livros. Os livros que faltam se chamam DEUTERO-CANÔNICOS, e são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1º e 2º Macabeus. Faltam também os capítulos 10 e 16 de Ester e os capítulos 3,13 e 14 de Daniel.

LIVROS CANÔNICOS E APÓCRIFOS

A palavra CÂNON significa: regra, norma, catálogo. Livro CANÔNICO é o livro da Bíblia aceito pela Igreja como INSPIRADO, e que é REGULADOR (Canônico) da fé.

Os livros INSPIRADOS compreendem os PROTO-CANÔNICOS E DEUTERO-CANÔNICOS.

LIVRO DEUTERO-CANÔNICO é o livro da Bíblia que foi reconhecido como inspirado em segunda instância, isto é, posteriormente, devido a algumas dúvidas levantadas pelos judeus da Palestina. Os protestantes não aceitam como inspirados os livros DEUTERO-CANÔNICOS que são os mencionados acima – Bíblia protestante.

Mas os livros DEUTERO-CANÔNICOS são inspirados, e contêm a Palavra de Deus, no mesmo valor do que os outros, porque Jesus Cristo e os apóstolos usaram a Bíblia que continha os livros Deutero-Canônicos.

Livro apócrifo é livro não inspirado, que não faz parte da Bíblia.

FORMAÇÃO DO CÂNON DA BÍBLIA

O catálogo (cânon) da Bíblia se formou assim: Muitos anos antes de Cristo, muitos hebreus emigraram para Alexandria. Aqui fizeram a tradução da Bíblia para o grego. Esta tradução foi feita por setenta sábios. Por isso esta Bíblia se chama: BÍBLIA DOS SETENTA, ou alexandrina.

Esta tradução da Bíblia dos setenta contém todos os livros da Bíblia, os PROTO-CANÔNICOS e os DEUTERO-CANÔNICOS. Os judeus que moravam na Palestina, por motivos políticos e nacionalistas, não aceitaram os livros deutero-canônicos. Por isso, os hebreus da Palestina fizeram um catálogo (cânon) sem os livros deutero-canônicos.

Lutero e os seus seguidores aceitaram somente a Bíblia dos hebreus da Palestina. Lutero fez isso porque não aceitava mais a autoridade da Igreja que tinha declarado, desde o início, que os livros deutero-canônicos eram inspirados.

A Bíblia dos SETENTA é tão inspirada que o mesmo Jesus Cristo e os apóstolos usaram-na em suas citações do Antigo Testamento.

Isto não deixa dúvidas que os livros deutero-canônicos são inspirados.

A seguir:

COMO SABER SE UMA BÍBLIA É CATÓLICA OU PROTESTANTE?

COMO LER A BÍBLIA

CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS DA INTERPRETAÇÃO PESSOAL DA BÍBLIA

COMO CITAR A BÍBLIA

ABREVIATURAS DOS LIVROS DA BÍBLIA

ERROS MAIS COMUNS CONTRA A BÍBLIA

Frei Battistini - Fé e Compromisso

Nenhum comentário: