
COMO SABER SE UMA BÍBLIA É CATÓLICA OU PROTESTANTE?
a) A Bíblia católica contém todos os livros inspirados por Deus.
A Bíblia protestante não contém sete livros inspirados.
b) A Bíblia católica traz sempre no pé de cada página notas explicativas, para facilitar ao leitor a compreensão da Palavra de Deus.
A Bíblia protestante não contém nenhuma nota.
c) A Bíblia católica apresenta sempre, na primeira página, o IMPRIMATUR, isto é, o IMPRIMA-SE de um bispo, como garantia absoluta de que se trata da Palavra de Deus autêntica. Os bispos a aprovam na qualidade de sucessores dos apóstolos.
- A Bíblia que não leva a palavra IMPRIMATUR ou IMPRIMA-SE de um bispo não é a Palavra de Deus autêntica.
A Palavra de Deus exige muito respeito, humildade e prudência.
Há gente que tem a pretensão de entender tudo. Agir assim é colocar-se diretamente contra a Bíblia, pois está escrito: “Nela há, porém, alguma coisa difícil de compreender, que as pessoas POUCO INSTRUÍDAS ou pouco firmes deturpam, como fazem com as outras Escrituras, para sua própria ruína” (2Pd 3,15-16).
Quando o leitor encontra alguma coisa que não entende deve pedir a quem pode dar explicação, como o vigário ou outras pessoas capazes, ou consultar revista especializadas, como: PERGUNTE E RESPONDEREMOS (Caixa Postal 2666 – Rio de Janeiro – RJ). Ou ESCOLA DA FÉ (Caixa Postal 12899 – São Paulo – SP).
A imprudência de muitos, ao ler a Bíblia, levou-os às mais tristes consequências e heresias.
O modo mais desrespeitoso de ler a Bíblia é decorar somente alguns versículos e ficar papagueando-os à direita e à esquerda... Agir assim é tornar-se ridículo.
O verdadeiro e proveitoso modo para conhecer a Bíblia é a leitura diária, meditada e refletida. Os que usam a Bíblia para acusar, condenar, e caluniar os outros..., sem ter conhecimento, cometem o pior erro contra a Bíblia e consigo mesmo.
A Palavra de Deus deve ser escutada com humildade, simplicidade e deve levar a amar o próximo, e não a condená-lo.
A seguir:
CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS DA INTERPRETAÇÃO PESSOAL DA BÍBLIA
E mais...
Frei Battistini - Fé e Compromisso
Nenhum comentário:
Postar um comentário