"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 8 de outubro de 2011

Daniel – A fossa dos leões


Dan 6
O rei que venceu Baltasar chamava-se Dario, homem orgulhoso e idólatra. Daniel, ao contrário, amava a Deus e era muito estimado por todos e também pelo rei, que o nomeou chefe de todos os juízes e ordenou que todos lhe obedecessem.
Daniel era velho, mas muito sábio e possuía todas as qualidades as necessárias para ser um bom juiz. Muitos homens ricos daquele país odiavam Daniel porque o rei os mandara obedecer-lhe. Eles tinham inveja de Daniel. Assim foram também Caim, com inveja de Abel, os filhos de Jacó de José e Saul de Davi.
Talvez, meus caros, vocês já tenham sentido inveja, ao ver gabarem seus companheiros, ou lhes darem qualquer presente, não é mesmo? Era o espírito de Satanás que os tentava. Vocês devem pedir a Deus que os livre da inveja, porque nosso coração é mau e está sempre disposto a ceder às tentações do demônio.
Aqueles ricos malvados desejavam que Daniel fizesse alguma coisa pra cair no desgosto de Dario; mas não sabiam como, pois não encontravam nele nenhum mal. Talvez tivessem medo de dizer ao rei qualquer coisa que não fosse verdadeira e fossem descobertos.
Afinal acharam um meio de fazê-lo cair. Vejam o que planejaram: Sabendo que Daniel rezava muitas vezes ao seu Deus, dirigiram-se ao rei e lhe pediram que fizesse uma lei proibindo a todos a adoração de qualquer outro Deus que não fosse o rei, por trinta dias; e, aquele que desobedecesse, devia ser jogado na cova dos leões. O rei não imaginou porque lhe pediam semelhante lei. Se soubesse que Daniel rezava sempre ao seu Deus, creio que ano faria tal lei, pois queria muito bem a Daniel.
O reio foi fraco e consentiu naquilo que pediam aqueles malvados e fez a lei e prometeu não mudá-la.
Daniel soube logo da lei. Pensam que deixou de adorar a Deus?
Para Daniel era uma coisa dolorosa deixar de rezar, e ainda durante trinta dias! Sentia necessidade de orar muitas vezes a Deus e de pedir-lhe sua bênção.
Sozinho, em seu quarto, rezava diante da janela aberta. Isto os surpreenderá, mas eis a razão: ele gostava de olhar para o lado de Jerusalém. Da janela, não a via, móis estava muito longe, mas sabia que estava naquela direção e sabia também que Deus amava muito aquela cidade. Por isso Daniel rezava olhando para aquele lado.
Todos os dias se ajoelhava por três vezes e rezava dando graças a Deus.
Os que odiavam Daniel souberam disso e, um dia, foram observá-lo para contar ao rei.
Depois que o viram rezar, dirigiram-se ao rei e disseram:
- “Não fizeste uma lei proibindo rezar a qualquer Deus que não fosses tu e, se alguém desobedecesse, não seria jogado à cova dos leões?”
- “Sim, disse o rei, “e não posso mudar a lei”.
Então os malvados disseram:
- “Daniel, aquele que trouxeram como escravo, de Jerusalém, não faz caso de ti nem da tua lei e reza três vezes ao dia”.
O rei ficou triste por ter feito aquela lei e procurava um meio de livrar Daniel da morte; mas não sabia como.
Naquela mesma tarde, aqueles homens se apresentaram ao rei e lhe disseram:
- “Tu não podes mudar a lei, porque, em nosso país, quando as leis são feitas, nem mesmo o rei as pode mudar”.
Então o rei mandou que Daniel fosse atirado à cova dos leões. Os leões estavam numa caverna subterrânea. Tinham sempre fome à tarde e rugiam pedindo alimento. Certamente iam devorar Daniel, apenas fosse lá jogado.
Mas Dario sabia que o Deus de Daniel era poderoso e lhe disse:
- “O teu Deus, ao qual tu serves sempre, pode livrar-te!”
Naturalmente Dario soubera que, certa vez, Deus livrou três jovens da fornalha ardente. Depois que atiraram Daniel na cova, fecharam a entrada com uma grande pedra. O rei a lacrou e pôs também o selo daqueles que odiavam Daniel, para que ninguém pudesse tirá-lo dali. Ninguém tinha um selo igual ao do rei; e assim, se alguém o rasgasse, o rei logo saberia. E, porque pôs o selo daqueles homens malvados? Para que vissem que o rei não iria tirar Daniel dali à noite.
Naquela tarde, o rei voltou ao palácio muito triste, não comeu nem mandou seus servos tocarem como de costume; foi para o leito mas não pôde dormir. Na manhã seguinte levantou-se muito cedo e foi à cova dos leões. Assim que chegou chamou Daniel com voz triste:
- “Ó Daniel, o teu Deus ao qual tu serves, te salvou dos leões?”
O rei desejava ouvir a voz de Daniel.
- “Ó rei, possas tu viver sempre!” respondeu Daniel; “o meu Deus mandou seu Anjo para fechar a boca dos leões e eles não me fizeram nenhum mal!”
Então o rei ficou muito alegre e mandou que Daniel fosse tirado para fora. De fato, os leões não lhe tinham feito nenhum mal.
- Por que Deus protegeu Daniel desse modo miraculoso? – Porque Daniel o amava e também porque Deus queria mostrar ao rei que ele era o verdadeiro Deus e podia mandar até nos leões.
O rei estava muito zangado com aqueles que manaram jogar Daniel na cova e ordenou que fossem eles atirados à cova dos leões com suas mulheres e seus filhos. Foi uma grande crueldade aquela! Que culpa tinham as mulheres e as crianças? Mas os reis pagãos faziam ainda pior. Entretanto, antes que eles chegassem ao fundo da cova, já os leões haviam devorado quase todos. Vejam como estavam esfomeados! E mesmo assim não tocaram em Daniel!
Depois daquele milagre o rei Dario escreveu uma carta e mandou pra todo o reino na qual ordenava que todos deviam temer e amar o Deus de Daniel, pois ele era o verdadeiro Deus, que fazia milagres e tinha livrado Daniel dos leões.
Vocês não acham que todos deviam obedecer àquela lei e temer e amar o Deus de Daniel? Mas não o fizeram e continuaram a adorar os ídolos.
Vejam, meus amigos, como Daniel amava a Deus. Preferiu morrer a deixar de rezar!
Desejo que vocês rezem sempre. Rezem num lugar silencioso; Deus verá vocês em qualquer lugar e os ouvirá se lhes pedirem de coração, tanto de joelhos, como na cama, em um canto da sala ou num quartinho pobre. Escutará suas preces quando passearem pelos campos ou pelos jardins. Rezem sempre, sempre.
Mesmo que vocês tenham que dormir num mesmo quarto, com homens maus, que caçoem das suas orações, não se incomodem. Pensem que Deus os vê e, acima de tudo, tratem de não desgostá-lo.
Alguns se esquecem de rezar de manhã. À tarde, estando com mais sono, rezam apressadamente, sem pensar em Deus.
Ouvirá Deus semelhante oração?
A Pequena Bíblia - P. César Gallina

Nenhum comentário: