"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Situação e Visão do Mundo


(Cr.n. 165-173)

QUE É O MUNDO

É o conjunto de todas as coisas e seres criados por Deus.
Os céus, a terra, os astros, a luz, os animais, os anjos, o homem, a energia, as estrelas, o universo inteiro... constituem o mundo.
Mundo é tudo aquilo que existe fora de Deus e distinto d’Ele.
O mundo existe porque Deus o fez. Deus criou o mundo do nada.
“Fazer algo do nada”, isto é criar. Neste sentido somente Deus pode criar.

FINALIDADE DA CRIAÇÃO

A criação do universo é manifestação do amor e da bondade de Deus. Por isso, toda a criação deve louvar, adorar, e dar glória ao seu Criador. Com razão está escrito: “Os céus narram a glória de Deus” (Sl 18,1). E também “d’Ele (de Deus), por Ele e para Ele são todas as coisa, a Ele glória pelos séculos” (Rm 11,36).

ORDEM E PERFEIÇÃO DO UNIVERSO

Deus que é perfeição infinita, fez tudo perfeito.
Deus que é Ordem infinita, tudo fez na mais perfeita ordem.
Basta pensar às leis que regulam os astros do universo; basta pensar à perfeição do corpo humano. Basta pensar à beleza ordenada e perfeita que existe em cada uma das irrepetíveis violetas.
Deus, na sua infinita sabedoria, colocou no universo a mais perfeita harmonia e perfeição. Depois de ter criado todos os seres e as coisas que compõem o universo “Deus viu que tudo isso era bom” (Gn 1,25).
No princípio, entre todos os seres do universo, havia a mais perfeita harmonia, ordem e paz.
Como entrou o mal no mundo?

SITUAÇÃO DO MUNDO ATUAL

Cada um pode constatar: no mundo atual há muita desordem, muitos males, muita injustiça.
Guerras entre nações, milhões de crianças que morrem de fome, de doença, de abandono. Há falta de moradias, de trabalho, de escolas.
A natureza é destruída, águas poluídas por causa do egoísmo de muitos.
A maioria dos recursos humanos vai para a fabricação de armas de destruição.
Assaltos, roubos, mortes violentas e cruéis.
Uma pequena minoria de prepotentes e egoístas que possuem todos os recursos da terra, ao lado de uma maioria esmagadora que vive na pobreza.
Há abuso do poder econômico e político. A desagregação da família.
Crianças mortas antes de nascer. Vícios, drogas, fugas, desesperos...
Mas Deus criou todos os seres na mais perfeita ordem, justiça e harmonia.
Como entrou o mal no mundo?

DEUS CRIOU OS ANJOS

Os anjos são puros espíritos, seres inteligentes e livres. Os anjos foram criados por Deus, e constituem um exercito imenso: “mil, milhares o serviam e milhares de milhares o assistiam” (Dn 7,10).
Os anjos são espíritos cheios de sabedoria e paciência. A função principal dos anjos é servir, louvar, adorar e cumprir as ordens de Deus. Entre os anjos há uma hierarquia ou ordem de perfeição. Veja Ef 1,21; Cl 1,16, etc.
Muitas vezes os anjos aparecem de forma humana aos homens (Tb 3,17).
E velam pela segurança dos homens. Jesus diz a respeito dos anjos: “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus ANJOS nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).
Os anjos nos ajudam a alcançar a salvação: “Porventura, não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a SALVAÇÃO?” (Hb 1,14).

COMO ENTROU O MAL NO MUNDO. A REBELIÃO DOS ANJOS.

Deus colocou à prova os anjos. Ninguém sabe, ao certo, qual foi a prova à qual foram submetidos por Deus. Sabemos somente que alguns foram fieis a Deus, e outros se rebelaram contra Deus.
O orgulho foi a causa da queda dos anjos maus, porque não quiseram mais servir a Deus, e disseram: “NÃO SERVIREMOS” (Jr 2,20).
Lemos também: “Deus não poupou os anjos que pecaram, mas lançou-os nos abismos tenebrosos do Tártaro, onde estão guardados à espera do Juízo” (2Pd 2,4).
O mesmo Jesus diz a respeito: “Apartai-vos de mim; malditos, para o fogo eterno, preparado para o DIABO E PARA SEUS ANJOS” (Mt 25,41) (Ver também Dn 8,10; Jz 9,23; Js 3,8).

A GRANDE BATALHA NOS CÉUS

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos guerrearam contra o dragão (chefe dos anjos rebeldes). O dragão batalhou juntamente com seus anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais lugar para ele no céu. Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente (que seduziu Eva), e chamado diabo, ou satanás, sedutor de toda a terra habitada – foi expulso para a terra e seus anjos foram expulsos com ele” (Ap 12,7-9).
Os anjos rebeldes se chamam demônios, ou anjos maus.
Os demônios não podem fazer algum mal aos cristãos, mas somente podem tentar para o mal. Porém o cristão que é “filho de Deus” pelo batismo tem toda possibilidade e toda força para dizer “não” à tentação e derrotar o espírito do mal.

OS ANJOS BONS são nossos amigos e nos ajudam a vencer toda tentação e a viver como filhos de Deus e alcançar a Salvação (Hb 1,14).

A seguir: 
VISÃO DO MUNDO
   - VISÕES ERRADAS DO MUNDO
   - A NOSSA RESPOSTA: JESUS CRISTO

FREI BATTISTINI

Nenhum comentário: