"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jesus Cristo: Centro do Plano de Salvação...

Última parte...

JESUS RESSUSCITOU
- A Ressurreição de Cristo é a prova máxima de que Ele é Filho de Deus.
A ressurreição de Jesus é a vitória sobre o mal, sobre o pecado, sobre a morte. Jesus é superior a todo pecado, a todo tipo de morte.
Jesus é o grande vitorioso.
Veja: Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Jo 20,3-10; Jo 20,19-23; Jo 24,13-35.
“Se Cristo não ressuscitou vã é a nossa fé” (1Cor 15,15).
O MISTÉRIO PASCAL
A palavra PÁSCOA significa PASSAGEM. Passagem da escravidão para a liberdade. O povo hebreu estava no Egito, escravizado. Deus interveio e libertou o seu povo e o levou para a terra prometida. A lembrança dessa libertação chama-se Páscoa. A Páscoa dos hebreus.
PÁSCOCA CRISTÃ: o mundo todo permanecia escravo do pecado, da ignorância, da violência e do egoísmo, da maldade e da morte espiritual.
JESUS CRISTO, com sua Ressurreição, nos libertou da escravidão do pecado (apagando-o com sua morte) e derrotando a morte espiritual, ressuscitando e dando VIDA nova ao mundo: a sua GRAÇA DIVINA, que nos fez voltar a ter COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO com a felicidade do Pai.
Esta passagem da morte para a vida, da escravidão do pecado, para a vida da GRAÇA DIVINA, se chama PÁSCOA CRISTÃ, ou mistério pascal.
“Ele é a vítima Pascal que nos redime dos nossos pecados, Filho obediente que encarna, perante a justiça salvadora de seu Pai, o clamor de libertação e de redenção de todos os homens...” “Sua ressurreição é sinal e penhor da ressurreição a que todos estamos chamados e da transformação final do universo. Por Ele e n’Ele quis o Pai RE-CRIAR o que havia antes criado” (Puebla 192-195).

O REINO DE DEUS
“No centro da história humana fica assim implantado o REINO DE DEUS, resplandecente na face de Jesus ressuscitado. A justiça de Deus triunfou da injustiça dos homens. Com Adão principiou a história velha. Com Jesus Cristo, o NOVO ADÃO, principiou a história nova” (Puebla 197).
O REINO DE DEUS é a união de todos os homens que, regenerados em Cristo, e santificados pelo Espírito Santo, entram em “COMUNHÃ E PARTICIPAÇÃO” definitiva com Deus.
O Reino de Deus começa aqui na terra. A Igreja Católica é SACRAMENTO (sinal) certo e infalível do REINO DE DEUS.
Jesus Cristo, depois da sua ressurreição, ficou na terra quarenta dias. Depois voltou para o céu. Leia At 1,6-11.
Responda: Como, de que modo, por meio de quem Jesus salva o mundo hoje?
Por Frei Battistini – Fé e Compromisso

Nenhum comentário: