"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 30 de março de 2012

A reconciliação me abre para uma vida nova

O perdão acolhido me faz membro mais vivo do corpo de Cristo que é a Igreja, encarregado de anunciar, por meio de minha vida, as maravilhas daquele que nos chamou das trevas à sua luz admirável.
Caminhemos com alegria e demos graças a Deus. O Espírito de Deus me enviou para anunciar a paz e a alegria.
Os pecados não são somente uma serie de faltas; são também a nossa cumplicidade com o mal atual: a incredulidade, a indiferença, a violência, o egoísmo, a injustiça, a mentira, o erotismo, o desprezo dos mais fracos, o preconceito, a discriminação, o racismo, o esquecimento dos pobres, o afã pelo dinheiro, o espírito de dominação...
Todo pecado, inclusive individual tem uma dimensão comunitária, ele pesa sobre o corpo de Cristo que t odos nós juntos formamos.
Todo pecado deve suscitar em nós o arrependimento e o pedido confiante de perdão.
Para celebrar bem o sacramento da Reconciliação, é preciso:
- fazer um ato de fé, para depois ter um encontro com o Deus vivo, escutar a palavra de Deus, renovar a aliança na oração – isso é o principal e o mais importante.
- fazer um ato de sinceridade, para olhar para o futuro: se se olha para o passado dever ser somente para descobrir as origens e causa de nossos atos, os pontos difíceis que nos atrapalham e buscar o Senhor e a Igreja para se comprometer com o futuro.
- fazer um ato de responsabilidade no e para o corpo de Cristo que é a Igreja: devemos buscar o nosso lugar; transformando-nos em membros vivos, atuantes e acolhedores.

Nenhum comentário: