"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

domingo, 6 de maio de 2012

Qual o segredo da eterna juventude da Igreja?

Qual o segredo da  eterna vitória da Igreja? É simples: A Igreja é Cristo continuando no mundo.

Parece incrível, mas é assim mesmo, Cristo, continuando na história, encarnado na história, presente na Igreja, continua vencendo todas as batalhas tramadas contra Ele e a sua Igreja.
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje, sempre” Hb 13.8.

Como foram ingênuos os fariseus, os legistas, os inimigos de Deus, ao tempo de Cristo, assim são ingênuos, terrivelmente ingênuos e insensatos os inimigos de Cristo de hoje, que o atacam nos membros de seu Corpo, a Igreja.

Parece que, para eles, a história não é Mestra da vida, pois não aprenderam a lição dos antigos inimigos de Cristo que foram varridos com um sopro de sua boca.
“Não prevalecerão contra ela” Mt 16,19.

Estas palavras de Cristo não são conhecidas, ou são esquecidas, ou não são tomadas a sério por todos os que “por estupidez e por trágica puerilidade tentaram demolir a Igreja como se tratasse de uma velha construção em demolição”.
A Igreja é humana, sim, mas é também divina, porque nas veias de seus membros corre sangue divino, quero dizer, a vida divina, a graça.

E atacar, caluniar, perseguir os membros, é perseguir a Cabeça, o Cristo em pessoa.
“Não prevalecerão”, nem os inimigos declarados, nem os disfarçados de amigos, isto é, os cobertos com pele de cordeiros, mas que na realidade, por dentro, são os piores inimigos dela.

Os vários Herodes, os vários Neros, os vários Dioclecianos, os vários principetos cheios de orgulho, de ambição, os vários Voltaires, os vários Renans, as várias associações secretas, as grandes heresias, as várias cismas, as rebeliões, os influxos paganizadores, o cientismo, o iluminismo, o racismo, as falsas correntes filosóficas, o modernismo, o comunismo, o liberalismo, o capitalismo, os apegados com unhas e dentes às tradições vácuas e inúteis, os modernos detentores do poder econômico... uniram e unem seus esforços, seus assaltos para destruir a Igreja ou para silenciá-la: Por fora, caluniando, ridicularizando, expulsando, matando seus membros, suas instituições, sua doutrina divina, ou rebelando-se, disfarçadamente, contra a legítima autoridade.
Todos passaram, passam e passarão, e com eles seu ódio, sua estupidez, suas tentativas de arranhar a Igreja de Cristo.

E a Igreja, apesar de tudo e de todos, conhece sempre sua eterna juventude. Uma juventude sempre mais vigorosa e robusta e atuante, num mundo sempre mais velho e cansado e que sente seu envelhecimento precoce de sua civilização humana decadente.
Qual o segredo da eterna juventude da Igreja? Qual o segredo da eterna vitória da Igreja sobre todos os seus inimigos? É simples: A IGREJA É CRISTO CONTINUANDO NO MUNDO.                     

É Cristo, ontem, hoje, sempre, diz e reafirma: - “EU VENCI O MUNDO”.
A Igreja é como “o sol da terra. Quando diminui, começam a aparecer os vermes na terra”.

Quando em algum lugar, se conseguiu fazê-la desaparecer “a podridão foi geral”. É simplesmente impossível viver fora da órbita de Cristo e da sua Igreja. Afinal Ele disse: - “Eu sou a luz do mundo”, isto é, Ele, o Cristo, é o Sol.
- O SOL que ilumina o universo. Sem Ele não há vida.

Também os que tentam encobrir-se para não se fazer iluminar, ainda se encontram com Ele.
“A maior tolice moderna, o maior engano que se possa cometer é de considerar o cristianismo como uma época qualquer da história a qual, fechada, deve dar lugar a outra”. (Giuliotti)

A Caminhada que a Igreja fez pelos meandros da história, é o maior milagre de Cristo, o mais visível, o mais estrepitoso, o mais verificável pelos que têm inteligência.
Aquele pequeno grupinho de gente, os doze apóstolos, outrora medrosos e ciumentos como crianças, agora batizados no Espírito Santo, no dia de Pentecostes, alimentados, diariamente, com a “FRAÇÃO DO PÃO”, partem pelo mundo, sem armas, mas com a arma do amor e o escudo da fé, para dominar o mundo pelo amor.

Toda espécie de obstáculos devem enfrentar: as violências, as cruzes, as heresias, os metidos a potentes e a dominadores, as potências do mal e da irracionalidade.
Apesar de tudo, a pequena BARCA de Pedro avança pelo mar da história, deixando atrás de sua esteira os reinos, os impérios, as doutrinas falsas, as civilizações como rúderes; os esqueletos dos homens mais poderosos... Avança qual máquina arrasadora, sem derramar sangue ou criar ódios, mas deixando a paz e a concórdia entre os povos.

“Cumpre, sem derramar sangue, as mais extraordinárias revoluções.
Depois de ter reabilitado a mulher, a criança, o trabalhador, destruída a escravidão na cidade romana, educa os bárbaros (os civiliza), impõe a eles o direito de gente. Transforma com a cavalaria a sociedade feudal.

Salva as artes, cobre a terra com uma selva de catedrais.
Nenhuma desventura, nenhuma tara, nenhuma dor humana a deixa insensível.

Abre asilos, dos pais e mães aos meninos órfãos, aos velhos, às mulheres perdidas, aos delinquentes, aos forçados (condenados), aos incuráveis, aos loucos. Ela se fecha no lazarento com os leprosos.
Penetra nas matas virgens à procura de canibais, e dos escravistas, para lhes anunciar a lei da justiça e do amor. A mesma lei que prega aos grandes, aos Neros, aos Teodósios, aos Henriques VIII, aos Luiz XIV, aos Napoleões.

A Ela se responde com a violência, como sarcasmo, com o martírio.
Opõe-lhe-se a razão, a ciência, a escola, a politica. Ela espera.

Ela sabe que amanhã, a humanidade voltará a Ela, espantada, para pedir a salvação: as palavras de vida eterna, a esmolar a paz, a honra da sociedade, das quais Ela guarda o segredo” Albert Bessieres.
Mais de vinte séculos de história se passaram, e Ela está aí, jovem, cheia de vida, impertérrita, imperturbável, destemida, amorosa, humilde, estendendo a mão a todos os fracassados, desiludidos, frustrados deste mundo.

Para lhes dar segurança, paz, certeza da Salvação.
IGREJA = Cristo, ontem, hoje, sempre. “EU VENCI O MUNDO”.

Frei Battistini - Meu Cristo Total Hoje
____________
Um comentário da autora do Blog:

Naturalmente lendo tão belo texto, em algum momento podemos pensar que durante a caminhada da Igreja houve derramamento de sangue, mas fiquemos atentos ao contexto: a Igreja teve e tem muitos inimigos e por isso teve aqueles que agiram por conta própria, concepções e batalhas pessoais, vaidades, políticas e que acabou por ser derramado sangue de inocentes. A Igreja é santa por que é de Deus e é pecadora porque feita de homens. Nunca nos esqueçamos disso. Lembremo-nos sempre dos santos que combateram todos os tipos de heresias cometidas, especialmente, dentro da Igreja de Cristo. Ninguém duvide de que o inimigo sempre andou nas fileiras da Igreja, lado a lado com o povo de Deus e... sempre andará, até o final dos tempos. Senão fosse assim, Jesus não teria nos alertado e prometido que “nem as portas do inferno prevaleceriam contra ela”. Algum motivo existe para essa promessa e nas entrelinhas, um alerta.  

Nenhum comentário: