"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Jesus entrega o poder divino de perdoar os pecados aos apóstolos...


- Foi depois da Ressurreição: Quando já tinha derrotado o pecado da morte.
Temos que reparar bem o tom solene da entrega do poder de perdoar os pecados.

“ASSIM, como o Pai me enviou, EU VOS ENVIO”. O Pai enviou o Filho ao mundo para salvar o mundo e perdoar o pecado do mundo. O que foi feito com o oferecimento de sua vida, como Vítima, dos pecados de todos os homens, ao Pai.
A morte de Cristo na cruz é o preço que Ele pagou para pagar os nossos pecados e apagá-los.

Agora precisa de alguém que, através da história, aplique, dê o perdão de Deus, merecido por Cristo, a todos os homens do mundo, de todas as épocas.
De fato, Jesus dá, confere o poder de perdoar os pecados aos apóstolos: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Dito isto, soprou sobre eles, e disse-lhes: - “Recebei o Espírito Santo, AQUELES A QUEM PERDOARDES OS PECADOS, SER-LHES-ÃO PERDOADOS; AQUELES AOS QUAIS NÃO PERDOARDES SER-LHES-ÃO RETIDOS” Jo, 20,21-23.

O poder é entregue: “PERDOAR OS PECADOS”! (AFIÉNAI TAS AMARTÍA) como nota Ott, significa, conforme o seu sentido claro e conforme os muitos versículos paralelos bíblicos, não uma simples cobertura da culpa ou um simples perdão da pena, mas uma REAL REMISSÃO, um real CANCELAMENTO, um real PERDÃO do pecado. Depois da confissão de qualquer pecado, quando feita sinceramente e com arrependimento, e depois de receber o perdão do sacerdote, que é o perdão de Cristo, não há mais pecado.
O pecado foi totalmente perdoado.

Além disso, o poder de perdoar os pecados não foi dado aos apóstolos como DOM ou carisma pessoal, mas foi dado, CONFERIDO À IGREJA, como continuadora da missão de seu Fundador no mundo, para salvar o mundo.
Este poder de perdoar os pecados que Jesus deu aos apóstolos, é paralelo ao poder que Jesus deu a Pedro, poder de “LIGAR E DESLIGAR”.

- O poder de perdoar os pecados pertence à Igreja de Cristo.
De fato, já antes da Ressurreição, Jesus prevendo as rebeliões contra a Igreja, já instruía assim os apóstolos:

- Se teu irmão pecar vai corrigi-lo a sós contigo. Se ele te ouvir, ganhaste teu irmão. Se não te ouvir, porém, toma contigo mais uma ou duas testemunhas, para que toda questão seja decidida pela palavra de duas ou três testemunhas.
Caso não lhes der ouvido, DIZE-O À IGREJA. Se, nem mesmo a Igreja der ouvido, trata-o como gentio ou publicano” Mt 18,15-18.

“DIZE-O À IGREJA”. É a última palavra, o verdadeiro julgamento, que pertence à Igreja.
“Se, nem mesmo a Igreja der ouvido, trata-o como gentio ou publicano”. Isto é, como pagão, porque não obedece à Igreja, porque não quer receber o perdão de Deus pela Igreja.

De fato, Jesus além de dar o poder de perdoar os pecados, disse aos apóstolos: - “Aqueles aos quais não perdoardes, lhes serão retidos”. Isto é, não lhes serão perdoados.

Fr. Battistini – Meu Cristo Total Hoje

Para refletir: Ainda acreditamos nesse Sacramento? Ainda temos noção de que pecamos e corremos o risco de perder o Céu? Ainda acreditamos que o Céu existe? Se acreditamos, andemos na Graça de Deus, que como vimos é o passaporte para o Céu. Não podemos perder a noção de Pecado, que pecamos e Deus nos deu meios de nos purificarmos ou então acabaremos enfraquecendo. O Sacramento da Penitência, além do mais é remédio para a alma como a Eucaristia é seu alimento. Doente a alma, precisa da Confissão. Isso é palavra de Deus, não do homem.
Deus e sua incontestável pedagogia. Antes de contestar, pense que Deus não é para ser contestado! Não adianta.

A seguir: A IGREJA PERDOA OS PECADOS.

Nenhum comentário: