"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Tagarelice que emudece...


São Bento sabia que só seria possível fazer a experiência de Deus, deixando que Ele falasse. Sabia que a convivência diária só seria possível se houvesse uma atitude de escuta. Sabia, finalmente, que a tagarelice romperia as relações humanas, porque todo excesso esvazia as relações.

http://www.redemptionis-sacramentum.com.br
Em nossos dias, não é a carência de convívio social que impele o homem ao mesmo refúgio, mas o seu excesso. A agitação, o ruído, o delírio, as aparências e a multidão ameaçam a interioridade do homem. Falta-lhe o silêncio com a sua autêntica palavra interior, a ordem, a oração, a paz. Falta-lhe a si mesmo. Falta-lhe Deus.

Nunca se falou tanto em “partilhar experiências”, em “respeitar a liberdade do outro”, de “ser para o outro”, de “amar o outro”, etc. Tudo está programado para que vivamos nossa vida em total dependência da vida dos outros. São Bento, seguindo o modelo de Cristo, faz com que esse encontro transcenda, ou seja, a ligação homem/homem deve caminhar para uma outra, vertical, mais profunda e mais radica: o encontro homem/Deus. 

Em outras palavras: quando o homem se preocupa em sair de si mesmo e “ser para o outro”, por meio do recolhimento interior e da modéstia, aumenta sua capacidade de realizar-se como pessoa autêntica que tem relação com os outros, sobretudo com Deus, que é o Outro por excelência.

Dom Gregório Paixão, OSB – SÃO BENTO – UM MESTRE PARA O NOSSO TEMPO

Um comentário:

Carla Martins disse...

Perfeito, mãe... Belo texto!