"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

sobre a importância dos Anjos




Criaturas fantásticas que fazem o elo entro os homens na Terra e Deus, no Céu. A doutrina dos anjos está presente no Antigo e no Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Muitas partes da Sagrada Escritura revelam que há uma ordem de seres celestiais que são distintos da humanidade e da divindade, e ocupam uma posição maior que o homem. Esses seres são os anjos, os mensageiros de Deus a nós enviados.

De acordo com os historiadores da Igreja, no Antigo Testamento a menção aos anjos acontece 108 vezes e no Novo Testamento, por 175 vezes. No Apocalipse, existem apenas três capítulos (4, 6 e 13) onde o vocábulo está ausente. A Bíblia cita a existência de “milhares de milhares” de vozes celestiais (Ap 5,11). Há uma curiosidade interessante na classificação dos anjos e dos homens no Antigo e no Novo Testamento.

Na Antiga Escritura, os anjos são nomeados os “Filhos de Deus” e os homens são considerados os “Servos de Deus”. Essa situação se inverte no Novo Testamento, porém, a importância da presença dos anjos nas escrituras não é diminuída. No que diz respeito à santidade dos anjos, a Bíblia relata que os anjos são santos em seu ser, e não em seu caráter, porém com a revolta de Satanás, os anjos que se mantiveram fiéis a Deus foram confirmados como “santos” em seu ser e em seu caráter e assim chamados de “santos anjos”.

Os anjos têm a missão de nos guardar, prestar cultos inteligentes a Deus, ministrar a nosso favor, transmitir a vontade de Deus e nos confortar. Além disso, eles são expectadores da alegria de Deus quando os pecadores se arrependem. “Digo-vos que haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa” (Lc 15,10). Os anjos estão prontos a servir ao Senhor, cumprir vossas ordens, obedecer à voz da palavra de Deus, ensinar em Seu santo nome e fazer o que agrada a Deus.

Um anjo orientou Felipe, e o resultado foi a conversão de uma preciosa alma ao senhor Jesus; um anjo tirou os apóstolos da prisão, e os ordenou que fossem pregar o Evangelho de Jesus; outro anjo apareceu a Cornélio, e mandou que este chamasse a Pedro, e ele diria o que deveria fazer para que fosse salvo. É claro que a missão de pregar o Evangelho (inclusive aproveitando esse importante mês das Missões) é de nossa responsabilidade. Mas, onde quer que vejamos os santos ensinamentos tomarem vida, podemos crer que, de algum modo, os anjos estejam totalmente envolvidos nessa feitoria.

 Fabiano Marçal

Nenhum comentário: