"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 23 de maio de 2015

Queria entender o porquê desta pergunta do Senhor... Hoje compreendo...



Contou-lhes ainda uma parábola para mostrar que é preciso rezar sempre e nunca desanimar: “Em certa cidade havia um juiz, que não temia a Deus nem respeitava os homens. Nessa cidade havia também uma viúva que frequentemente recorria ele dizendo: ‘Faze-me justiça na questão com o meu adversário! ’. Durante muito tempo ele se recusou. Depois, pensou: ‘Embora eu não tema a Deus nem respeito os homens, no entanto, como esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, senão ela não para de me aborrecer!”. E o Senhor acrescentou: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite? Por acaso vai demorar em socorrê-los? Eu vos garanto: ele lhes fará justiça bem depressa. Mas quando vier o Filho do homem, encontrará a fé sobre a terra?” Lucas 18, 1-8

Para refletir:

“Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8)

Esta triste pergunta feita pelo Senhor parece sugerir que a verdadeira fé Cristã chegaria ao ponto de quase desaparecer da Terra mesmo antes do Seu Regresso. Olhando para o mundo hoje em dia, com a crescente Cristofobia e Teofobia e tudo o mais (principalmente na Europa), não é difícil de pensar assim.
Uma vez que todo o ser humano – incluindo o crente ateu – possui fé em algo, é claro que o Senhor Jesus usou a palavra “fé” em referência específica à confiança genuína no Verdadeiro Deus e na Sua Palavra. Evidentemente essa fé seria uma raridade nos últimos dias.

Existem muitos avisos em relação a isso nas Escrituras:

* “Nos últimos dias“, diz o Apóstolo Paulo, os homens serão “mais amigos dos deleites do que amigos de Deus; tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.” (2 Timóteo 3:1,4-5)
* “Nos últimos dias” diz o Apóstolo Pedro, os homens dirão “Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” (2 Pedro 3:3-4).

* “Nos últimos tempos“, diz Judas, os homens seriam “escarnecedores …. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.” (Judas 1:18-19)

No entanto, os Apóstolos não disseram que todos os homens seriam amantes dos prazeres mais do que amantes de Deus, inquisitivos em relação à Segunda Vinda do Senhor, ou escarnecedores sensualistas. De facto, os avisos de Paulo são dados especificamente como forma de motivar os Cristãos dos últimos dias a “anunciar a Palavra”. A exortação de Pedro foi dada para nos encorajar a “crescer na Graça” (2 Pedro 3:18), e as palavras de Judas são uma forma de nós irmos edificando a nossa alma “sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20)

Finalmente, o Apóstolo João insiste que nós permaneçamos “NEle; para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por Ele na Sua vinda“. (1 João 2:28)






Nenhum comentário: