"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Não temais...


“...Sê forte, povo de todo o país – oráculo do Senhor -, e mãos à obra! Pois Eu estou convosco – oráculo do Senhor -, segundo a palavra que vos dei por ocasião de vossa saída do Egito, e meu espírito habita em vosso meio: Não temais!” Pois assim falou o Senhor dos exércitos: “Ainda um pouco de tempo – será em breve – e vou abalar os céus e a terra, o mar e o continente; depois, abalarei todas as nações para fazerem vir os objetos preciosos das nações; e encherei de glória este Templo – disse o Senhor dos exércitos. Minha  é a prata, meu é o ouro – oráculo do Senhor dos exércitos -. Grande será a glória deste Templo, deste segundo, mais do que o primeiro Templo – disse o Senhor dos exércitos -, e neste lugar colocarei a paz – oráculo do Senhor dos exércitos.” (Ageu2, 4-9)

Comentário: Estes versículos 4 a 9 são de admirável beleza: A vontade de Deus deve sempre ser feita corajosamente. O agir do homem, que cumpre a missão que Deus lhe deu, deve tirar sua força da certeza de que Deus está com ele, o Espirito de Deus está sempre presente, e ele possui a grande graça de viver vitorioso de todos os medos e temores que desequilibram e debilitam o homem pecador. Um abalo universal abre perspectivas messiânicas para o novo Templo, para o qual afluirão “as coisas mais desejáveis das nações”, isto é, os tesouros, as preciosidades. O contexto é indiretamente messiânico: “Eu encherei de glória este Templo”. De fato ele acolherá  Jesus Cristo, o verdadeiro Templo, Aquele que reúne os filhos de Deus e lhes serve de mediador único para com Deus, seu Pai. Em especial o versículo 9 é tanto mais significativamente voltado para a sua realização em Jesus Cristo porquanto a “paz”, aqui, visa a plenitude dos bens messiânicos.

Nenhum comentário: