"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 30 de janeiro de 2010

Oração da Terceira Idade

É nesse clima de corajosa devolução que todo idoso pode pronunciar saudavelmente esta oração da terceira idade:


Senhor,
ensina-me a envelhecer.
Convence-me de que a comunidade não me faz nenhum agravo
se me vai “exonerando” das responsabilidades,
se não mais solicita minha opinião,
se escolhe outros para ocuparem meu lugar.
Despoja-me do orgulho da experiência acumulada
e da veleidade de me julgar insubstituível.
Que eu saiba ver, no gradativo
desprendimento das coisas,
apenas a lei do tempo;
que eu descubra,
nesta transferência de encargos,
uma das palpitantes expressões da vida que se renova
sob o impulso da tua Providência.
Faze, Senhor, que eu consiga ser ainda útil nesta terra
contribuindo com o entusiasmo e com a oração
para a alegria e a coragem de quem recebe
o turno das responsabilidades;
Que eu viva sem perder o contato humilde e sereno
Com o mundo em transformação;
que eu não lamente o passado,
mas saiba fazer de meus sofrimentos pessoais
um dom de reparação social.
Senhor,
faze que meu afastamento do campo de trabalho
seja tão simples e natural como
um sereno e feliz luminoso pôr-do-sol.


João Mohana

Nenhum comentário: