"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jejum e Abstinência...

O 4º Mandamento da Igreja
Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Madre Igreja
Que nos ordena a Igreja no seu 4º Mandamento?

Pelo seu antigo 4º Mandamento, a Igreja nos manda jejuar e abstermo-nos de carne nos dias prescritos. Pela recente Constituição Apostólica Poenitemini (17-2-1966), se amplia o sentido e o dever cristão da prática da penitência, estabelecendo os modos fundamentais para obedecer a esse preceito divino, conforme a tríade tradicional “oração-jejum-caridade”. Em união com o Sacrifício Redentor de Cristo, a Igreja convida todos os fieis a juntarem suas penitências exteriores à conversão interior do espírito, ou seja, ao arrependimento dos pecados, além das renúncias impostas pelo peso da vida cotidiana, com as obrigações do próprio estado (Penitemini, ns. 23.30).

Quais são os dias atualmente prescritos para o jejum e a abstinência de carne?

Para a Igreja universal atualmente só se prescrevem dois dias de jejum e abstinência, no tempo da Quaresma, que conserva seu caráter penitencial: Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira da Paixão, associando-nos aos sofrimentos do Senhor. As outras sextas-feiras do ano, quando não caiam em festa de preceito, são dias de abstinência de carne, ou dias obrigatórios de penitência (Poenit 39). Dir. Can. 1250-1251.

No Brasil, estamos dispensados destas abstinências de todas as sextas-feiras?

Conforme determinação da Conferência dos Bispos do Brasil, a abstinência das sextas-feiras (exceto a da Semana Santa) pode ser comutada por outras formas de penitência, principalmente por obras de caridade e por exercícios de piedade, por exemplo: esmola, visita aos doentes, leitura espiritual, terço meditado etc. (Poenit. 47).

A quem e a que obriga a lei do jejum?

A lei do jejum obriga todos os fieis, de 21 anos completos a 60 começados, “a fazer uma única refeição durante o dia, mas não proíbe tomar um pouco de alimento pela manhã e à noite, atendo-se – no que respeita à quantidade e à qualidade – aos costumes locais aprovados” (Poenit 41 e 42).

Que proíbe a lei da abstinência de carne?

A lei da abstinência – à qual estão obrigados todos que completaram 14 anos – “proíbe o uso de carne, mas não o uso de ovos, laticínios e de qualquer condimento, mesmo de gordura animal”. “Aos de idade inferior, apliquem-se os pastores de almas e os pais, com particular cuidado, a educá-los no verdadeiro sentido da penitência”, que inclui a expiação dos pecados, e o auxílio a vencer as tentações, facilitando a oração e a prática das virtudes (Poenit. 40,42, 43).

Será grave a obrigação deste Mandamento?

Sim, a observância substancial deste Mandamento da Igreja obriga-nos gravemente, de sorte que, no conjunto, será pecado mortal premeditadamente não jejuar ou não abster-se de carne nem fazer outra penitência nos dias estabelecidos, sem causa justa ou sem dispensa da autoridade competente: confessor, pároco, bispo (Poenit. 38).
Doutrina Católica - Compendiada para adulto - Pe. Luiz G. da Silveira D'Elboux, S.J.

Nenhum comentário: