"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Que é a virtude da Fé?

Uma das virtudes teologaisVide “Virtude” neste Blog.


É uma virtude sobrenatural infusa em nossa alma, pela qual, com o auxílio da graça divina, cremos firmemente todas as verdades reveladas por Deus e propostas pela Igreja, não em força da evidência das coisas, mas em vista da autoridade do próprio Deus, que não nos pode enganar nem ser enganado. Aliás, Ele confirmou com verdadeiros milagres a divindade de Cristo e de sua doutrina (Vat. I, s. III. 3. Cân. 4 – Denz. B. 1813).

Que verdades devemos crer para a salvação?

Para nos salvarmos, devemos crer explicitamente na existência de Deus, como Criador e Remunerador, e nos mistérios da Santíssima Trindade, da Encarnação e da Redenção. (Hb 11,6; Mc 16,16). Os demais dogmas, que Deus revelou e a Igreja ensina, devemos crer ao menos implícita e globalmente. Basta porém, negar um só dogma para perder-se a fé (1Tm 1,19).

Somos obrigados a professar publicamente nossa Fé?

Quando nosso silêncio, excusa ou modo de agir importassem claramente numa negação da Fé ou desprezo da Religião, injúria a Deus e escândalo do próximo, somos obrigados a professar de público nossa Fé, ainda que arrisquemos com isto nossa própria vida. Aliás, ordinariamente – como diz o Concílio Vaticano II – “a mesma natureza social do homem exige que ele manifeste externamente seus atos internos de Religião, que se comunique com os outros em matéria religiosa, e que professe a sua Religião em forma comunitária” (Dignitatis Humanae, 3).


Nenhum comentário: