"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Novíssimos... Julgamento Particular...

Na vida de toda pessoa existe o mal em forma de pecado, de doença, de dor, de trauma, de recalque, de frustração e de falta de relacionamento com Deus. Mas sobre ela também atua a força salvadora de Jesus Cristo. Depende da própria pessoa aceitar ou recusar a Boa-Nova. No momento da passagem define-se o destino: o julgamento ou juízo decide sobre o modo de existir da pessoa após a morte. É um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem o julgamento (Hb 9,27).
Esse julgamento não é simples balanço de pecados e boas obras. O espírito humano, conhecendo a Deus face a face e tendo a visão clara de sua exigência, define-se para o estado de vida que lhe cabe por justiça. O julgamento particular é a prestação de contas, diante de Deus, daquilo que a pessoa é no mais profundo do seu ser (1Cor 4,5; 1Cor 5,10).
Pelo dom da liberdade responsável, cada atitude tomada em sua vida aproximou-a ou afastou-a de Deus. Na presença de Deus, a pessoa tem visão completamente clara de sua vida.
11. Vi, então, um grande trono branco e aquele que nele se assentava. Os céus e a terra fugiram de sua face, e já não se achou lugar para eles. 12. Vi os mortos, grandes e pequenos, de pé, diante do trono. Abriram-se livros, e ainda outro livro, que é o livro da vida. E os mortos foram julgados conforme o que estava escrito nesse livro, segundo as suas obras (Ap 20,11-12).
Roque Brugnara

Nenhum comentário: