"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Novíssimos... Que significa?

Quem reflete sobre o sentido da vida questiona-se: Por que sofrer? Por que a morte? Que há além da morte? E as perguntas sobre o destino após a morte ficam sem resposta definitiva, porque ninguém jamais voltou para narrar as realidades do além.
Nós já tratamos neste Blog destes temas,
mas sempre podemos aprender mais,
aprofundar mais...

Quase todas as religiões creem que o espírito humano subsiste após a morte, mas a única confirmação dessa nova forma de existência nos foi dada por Jesus Cristo. Inúmeras vezes ele prometeu a vida eterna e por sua ressurreição deu-nos a esperança dessa vida. Apesar disso, a morte continua indesejável, contrária à nossa vontade de viver.
A civilização ocidental reflete pouco sobre o futuro humano e, por não ter esperança, tenta esconder a dramaticidade da morte. Mas a presença da morte nos lembra que a vida é passageira e que o valor humano mais fundamental é o ser. A morte deveria despertar os vivos a rever sua escala de valores e seu modo de viver. Parece bem verdade que o sentido da vida depende do sentido da morte.
Então se pergunta: O que são os Novíssimos?

Novíssimos são as coisas mais novas, as últimas coisas que devem acontecer para cada homem no final de sua vida terrena. São os fatos relacionados à passagem desta vida para a eternidade: morte, julgamento particular, céu ou inferno, purgatório, ressurreição e juízo final”. (Roque Brugnara)
Origem da palavra: O termo "Novíssimos" é de origem bíblica, e pode ser encontrado no livro do Eclesiástico (também conhecido como Sirac), presente nos dias de hoje apenas nas edições católicas da Bíblia: "Em todas as tuas obras, lembra-te dos teus novíssimos, e jamais pecarás". (Eclo 7,40). Desde os primeiros séculos de tradição cristã, é de costume nos mosteiros e abadias o exercício mental da lembrança da morte e suas conseqüências, como forma de disciplinar o coração e cultivar suas virtudes. (Wikipédia)

Nenhum comentário: