"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Promessas de ressurreição...

A ressurreição é a grande notícia do Cristianismo diante das demais religiões que existiam no mundo. Não é volta à mesma vida ou reavivamento, mas transformação. Conhecemos o que é ressurreição a partir de Jesus Cristo, que ressuscitou e anunciou a ressurreição como sendo vontade do Pai (Jo 6,40).

Pelas características que Jesus apresentou após a ressurreição, temos noção do que seja essa transformação. Jesus tinha corpo real: foi tocado, (Jo 20,24-29) comeu e bebeu com os Apóstolos (Lc 24,42-43; At 10,40-41). Por outro lado, seu corpo não conhecia barreiras físicas, podia aparecer e desaparecer, entrar ou sair estando portas e janelas fechadas (Lc 24,13-36).

A maior instrução sobre a ressurreição nos é dada pelo Apóstolo Paulo:

Mas, dirá alguém, como ressuscitam os mortos? Com que corpo voltam? Insensato! O que semeias não readquire vida a não ser que morra. E o que semeias não é o corpo da futura planta, mas um simples grão de trigo ou de qualquer outra espécie. A seguir, Deus dá o corpo que quer, a cada uma das sementes ele dá o corpo que lhe é próprio.

O mesmo se dá com a ressurreição dos mortos; semeado corpo corruptível, o corpo ressuscita incorruptível; semeado desprezível, ressuscita reluzente de glória; semeado na fraqueza, ressuscita cheio de força; semeado corpo psíquico, ressuscita corpo espiritual.

Digo-vos, irmãos: a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorruptibilidade. Eis que vos dou a conhecer um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, ao som da trombeta final; sim, a trombeta tocará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Com efeito, é necessário que este ser corruptível revista a incorruptibilidade e que este ser mortal revista a imortalidade (1Cor 15,35-38.42-44.50-53).
(Roque Brugnara)
A Páscoa de Cristo é a nossa ressurreição!

Nenhum comentário: