"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 10 de março de 2010

O Demônio: Sim ou Não?


A existência dos anjos bons ou maus é artigo de fé, como se lê no Catecismo da Igreja Católica: “A existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição” (nº 328).

A propósito dos anjos maus em particular está escrito: “Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus... A Escritura e a Tradição da Igreja veem neste ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo. A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus” (nº 391).

Nos livros mais antigos da Escritura a figura dos anjos ainda é indistinta; confunde-se às vezes com o do próprio Deus; ver, por exemplo, Gênesis 16,11-13. Aos poucos, porém, ela foi-se clareando; deve ter contribuído para isto o contato do povo de Judá com outros povos durante o exílio na Babilônia (587-538), contato que não afetou o monoteísmo de Israel.

O que dificulta em nossos dias a aceitação da existência do demônio, são as concepções populares e fantasiosas que se associaram à noção de anjo mau. Na verdade, o demônio não é um anti-Deus coeterno com Deus, nem é um ser chifrudo com tridente na mão, mas é um espírito que se perverteu por soberba e a quem Deus dá autorização para provar a fidelidade dos homens ao Senhor, nunca, porém, somos tentados acima das nossas forças (ver 1Coríntios 10,23). O demônio também pode tomar posse das faculdades de um ser humano, levando-o a blasfêmias e à revolta contra Deus. Jesus encontrou possessos, que Ele exorcizou não para adaptar-se a uma crendice popular, mas porque sabia haver possessão diabólica.

Em nossos dias a Igreja é muito cautelosa ao afirmar a possessão diabólica, pois certos indícios outrora tidos como demoníacos, hoje são explicados pela Parapsicologia; a possessão se caracteriza pelo ódio a Deus.

Atualmente, ao lado dos que negam a existência do demônio, há quem exagere, querendo ver o demônio atuando em toda parte. Nem oito nem oitenta...

S. Agostinho diz que o demônio é um cão acorrentado, que pode latir muito, mas só morde a quem se lhe chega perto!

Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.

Revista Pergunte e Responderemos – Janeiro 2006 – n. 523

Nenhum comentário: