"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 1 de março de 2010

Oração pela Fé



Senhor, eu creio.
Eu quero crer em Vós.
Senhor, fazei que minha fé seja plena, sem reservas, e que penetre no meu pensamento e no meu modo de julgar as coisas divinas e humanas.

Senhor, fazei que minha fé seja livre; quer dizer, que tenha o concurso pessoal de minha adesão , aceite as renúncias e os deveres que impõe, e exprima o cume decisivo de minha personalidade: creio em Vós, Senhor.

Senhor, fazei que minha fé seja certa. Certa por uma congruência exterior de provas, e certa por um testemunho interior do Espírito Santo. Certa por uma luz que a assegure, por uma conclusão que a pacifique, por uma assimilação que a faça repousar.

Senhor, fazei que minha fé seja forte. Que não tema a contradição dos problemas, quando está repleta a experiência de nossa vida, ávida de luz. Que não tema a oposição de quem a discute, a impugna, a rejeita, a nega; senão que se reforce na prova íntima de vossa verdade, resista à fadiga da crítica, se corrobore com a afirmação contínua que sobrepassa as dificuldades dialéticas e espirituais em que se desenvolve nossa existência temporal.

Senhor, fazei que minha fé seja prazerosa e dê ao meu espírito paz e alegria. Que o habilite para a oração com Deus e para a conversação com os homens, de maneira que, tanto no colóquio sagrado como no profano, irradie a felicidade interior de sua posse afortunada.

Senhor, fazei que minha fé seja operante e dê à caridade as razões de sua expansão moral, de sorte que seja verdadeira amizade convosco e contínua procura de Vós, contínuo testemunho, alimento contínuo de esperança, nas obras, nos sofrimentos, na expectativa da revelação final.

Senhor, fazei que minha fé seja humilde e não presuma fundar-se na experiência do meu pensar ou sentir, senão que se renda ao testemunho do Espírito Santo, e não tenha garantia maior do que a docilidade à Tradição e à autoridade do Magistério da Igreja. Amém.


(Papa Paulo VI - 30-10-1968)

Nenhum comentário: