"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 1 de março de 2010

Profissão de Fé... Papa Paulo VI - 8 e 9



Dando continuidade ao texto postado anteriormente:

pronunciada pelo Sumo Pontífice Paulo VI diante da Basílica de São Pedro, no dia 30 de junho de 1968, ao encerrar-se o chamado Ano da Fé e o 19º centenário do martírio dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.


8 – Cremos em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, Criador das coisas visíveis, - como este mundo, onde se desenrola a nossa vida passageira; - Criador das coisas invisíveis, - como são os puros espíritos, que também chamamos anjos; 3 - Criador igualmente, em cada homem, da alma espiritual e imortal.4
9 – Cremos que este Deus único é tão absolutamente uno em sua essência santíssima como em todas as suas demais perfeições: na sua onipotência, na sua ciência infinita, na sua providência, na sua vontade e no seu amor. Ele é Aquele que é, conforme Ele próprio revelou a Moises; 5 Ele é Amor como nos ensinou o Apóstolo São João; 6 de tal maneira que estes dois nomes, Ser e Amor, exprimem inefavelmente a mesma divina essência d’Aquele que se quis manifestar a nós e que, habitando na luz inacessível, 7 está, por si mesmo, acima de todo nome, de todas as coisas e de todas as inteligências criadas. Só Deus pode dar-nos um conhecimento exato e pleno de si mesmo, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo, de cuja vida eterna somos pela graça chamados a participar, aqui na terra, na obscuridade da fé, e, depois da morte, na luz sempiterna. As relações mútuas, que constituem eternamente as três Pessoas, sendo, cada uma delas, o único e mesmo Ser divino, perfazem a bem-aventurada vida íntima do Deus Santíssimo, infinitamente acima de tudo o que podemos conceber à maneira humana. 8. Entretanto, rendemos graças à Bondade divina pelo fato de poderem numerosíssimos crentes dar testemunho conosco, diante dos homens, sobre a unidade de Deus, embora não conheçam o mistério da Santíssima Trindade.
____________
3. Cfr. Conc. Vat. I, const. Dogm. Dei Fillus: Denz. – Sch. 3002.
4. Cfr. encíclic. Humani Generis: AAS 42 (1950) 575; Conc. Later. V. Denz-Sch. 1440-1441.
5. Cfr. Ex 3,14.
6. Cfr. 1Jo 4,8.
7. Cfr. 1Tim 6,16.
8. Cfr. Conc. Vat. I, const. Dogm. Dei Fillus: Denz-Sch. 3016.

Nenhum comentário: