"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

terça-feira, 27 de abril de 2010

Católico-Espírita?

Nós somos chamados a viver de acordo com aquilo que cremos, onde depositamos nossa fé. É importante esclarecer, apontar as diferenças para que aqueles que se dizem católicos possam aprender e ser coerentes com sua fé. E também, por que não, mostrar para outros irmãos que estejam interessados, o que diz a Igreja Católica a respeito do assunto. Muitos têm dúvidas como teve um

"... eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: ‘Aproxima-te desse carro e acompanha-o’. Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: ‘Tu compreendes o que estás lendo?’ O eunuco respondeu: ‘Como posso, se ninguém mo explica?’ Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele...’ " (cf. Atos dos Apóstolos 8,26-40).

Sentemos ao lado de Jesus e o Espírito Santo nos iluminará para que compreendamos as Escrituras, o que elas realmente querem dizer... Qualquer binômio não é compatível com nenhuma crença, havemos de convir. Seria o que chamamos de sincretismo religioso; onde se crê em muitas coisas ao mesmo tempo; se recorre a muitos caminhos ao mesmo tempo. Então, aqui fazemos a pergunta: Católico – Espírita?

Este texto abaixo foi escrito por um sacerdote: Pe. Aleixo Susin, em 15 de julho de 1953, Planaltina – DF. Continua atual apesar de seus quase 57 anos de idade! Vale a pena ler, consultar e refletir...

Eis o texto de Pe. Aleixo:

Este folheto não se destina aos espíritas: a eles todo nosso respeito e amizade.

Destina-se a você Batizado e diz ser Cristão. Eu lhe pergunto: Pode um cristão ser espírita? Você mesmo vai encontrar a resposta abrindo a sua Bíblia e lendo com atenção: Deuteronômio 1,9-22; Levítico 19,31 e 20,6.

A doutrina central do espiritismo é a Reencarnação. Haverá de fato reencarnação após a morte? Por gentileza, leia: Eclesiástico 38,22 e 11,28; Isaías 26,14; Jó 7,9; Hebreus 9,27; 1Coríntios 15, 12-20.

A prática comum do espiritismo é a comunicação com os mortos. Eu lhe pergunto: É permitido por Deus comunicar-se com os mortos? Leia Levítico 20,27; Deuteronômio 18, 10-14; Isaías 8,20.

Saul consulta uma necromante e pede para se comunicar com o espírito de Samuel: leia 1Samuel 28,7 e seguintes e veja a morte de Saul; 1Crônicas 10,13-14.

Leia com atenção a parábola de Jesus sobre o Rico Lázaro, após a morte: Lucas 16,19-31.

Ser cristão é antes de mais nada, aceitar e crer que Jesus é Deus e Salvador. Eu lhe pergunto: O Espiritismo aceita Jesus como Deus e Salvador? Consulte os livros, revistas e também os doutrinadores do espiritismo.

No espiritismo fala-se muito de Jesus, mas nunca você ouvirá dizer e você nunca encontrará nos livros espíritas que Jesus é Deus e Salvador: Ele é um grande Médium, um grande Mestre, um grande Doutrinador e nada mais.

Compare toda a doutrina espírita com a doutrina de Cristo lendo atentamente os Evangelhos, e depois tire as suas conclusões.

Você é que deve saber se é Cristo ou o espiritismo que está com a verdade. Você é que deve decidir se quer ser espírita ou cristão. Não é possível ser uma coisa e outra. A decisão é sua...
Leia, faça seu estudo.

Uma reflexão: Em todos os seus momentos de dúvidas, angústias, tristezas, peça sempre a luz do Espírito Santo de Deus. Não se deixe impressionar por palavras bonitas e bem escritas. Se você não confiar em Cristo e sua Palavra; se você tirar Dele seus olhos, corre o risco de afundar nas águas da vida, como quase aconteceu com Pedro: enquanto olhava e confiava em Jesus, não afundou nas águas do mar. Todos nós seremos tentados a abandonar a sã doutrina; passaremos por provações, até por duras provações. O caminho não é fácil, larga é a porta da perdição. Mas, se vigiarmos, orarmos, crermos, confiarmos; com certeza a nossa compensação será enorme e nossa alegria eterna!

4 comentários:

Evandro Monteiro disse...

Esse "Cristo" dos espíritas é esquisito demais, é alguém distante, e o pior é que esse aí ainda é bastante inferior aos "espíritos" desencarados...
O que me revolta é que tem gente que acha que católico pode ser espírita e vice-versa!

Iza Maria disse...

Caro Evandro... Tenho que concordar com você, o Cristo que o espiritismo prega é um Cristo inatingível já que temos que morrer tantas vezes... voltar tantas vezes... A sensação que tenho é que estico meu braço, e não o alcanço! Não é isso? Quando chegaremos a Ele, deste modo?
Nossa intenção é evangelizar e especialmente chamar a atenção daqueles nossos irmãos que se dizem católicos, mas aplaudem os filmes (com todo o respeito à figura do Chico Xavier, pois não somos seus juízes e, aos olhos de Deus, que tudo sabe, pode ter sido um homem bom). Mas, nossa intenção é esclarecer, pois sabemos que muitas pessoas fazem confusão achando que é bom aqui e ali... Sempre vale a pena aprender e então depois a pessoa toma o rumo que quiser. Justamente neste domingo escutamos o Evangelho do Bom Pastor. Se somos apaixonados por Cristo, temos que querer estar com o Pastor, segui-lo. Cristo não fala de reencarnação, mas de ressurreição - muito diferente! Bem, fique com Deus e até qualquer hora... Um fraternal abraço. Iza.

33catolico disse...

Iza Paz e Bênção.

Parabéns pela matéria, muito bem escolhida à reflexão sintetiza toda nossa realidade católica. Somente através da fé neste Jesus Salvador é que poderemos contemplar o esplendor de Deus.

Ricardo – 33catolico

Iza Maria disse...

Obrigada, caros amigos e irmãos... Que seja tudo para honra e glória do nosso Deus e a paz de todos! Que segue Cristo tem sempre paz!