"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Palavra e Vida...



Varias são as propostas filosófico-religiosas que interpelam o homem de hoje: as de origem cristã, as espíritas, as hinduístas, as japonesas, as esotéricas... Isto torna muitas pessoas relativistas no tocante à verdade religiosa: por que crer nesta mensagem mais do que naquela? Tal ceticismo é favorecido pela aversão à Metafísica e a tendência a preferir os dados concretos tão apregoados pela filosofia existencialista. Em consequencia, diz-se frequentemente: “É preciso crer em alguma coisa, qualquer que ela seja! Não importa a mensagem!”

Esta atitude leva-nos a refletir.

É certo que a fé não é uma atitude cega, meramente emotiva, “tapa-buraco” ou “muleta” de quem é fraco. Ela se volta para a Verdade revelada por Deus e oferecida à inteligência do homem. Crer é ato do ser inteligente, pois Deus interpela à inteligência do homem. Crer é ato do ser inteligente, pois Deus interpela o que há de mais nobre no homem ou a sua racionalidade.
Por conseguinte, , Verdade e Inteligência estão intimamente relacionadas entre si, não no sentido de que o intelecto possa provar as verdades da fé, mas no sentido de que a razão pode examinar as diversas proposições religiosas que se lhe oferecem, testando as credenciais de cada uma, a fim de aderir àquela que satisfaz às exigências da crítica inteligente. É a inteligência, e não a emoção, que deve inspirar a opção religiosa do homem.
Acontece, porém, que muitos não se sentem dispostos a mover o raciocínio para chegar à fé; não dão grande importância à Verdade religiosa. Todavia algo impressiona sempre o homem de hoje: o testemunho de vida de quem professa uma mensagem; este fala mais do que a palavra oral ou a prédica, em muitos e muitos casos. Daí o especial valor da autêntica vivência cristã por parte daqueles que Cristo chamou à sua Igreja. Os homens de hoje querem ver fatos concretos... fatos que mereçam atenção. Ora nada há de mais chamativo do que um testemunho de vida corajoso, que fuja da mediocridade e esteja disposto a todo sacrifício para não trair seu ideal.
Nesta época de hedonismo e consumismo, torna-se sinal eloquente o cristão que creia coerentemente, sem recear zombarias ou humilhações..., o cristão que mostre que Deus é Vida, e não letra estéril..., o cristão que traduza a Utopia ou o Sonho (as Bem-aventuranças) do Cristianismo em realidade concreta, virilmente sustentada através das contradições que a cercam. – Este torna-se a Palavra mais significativa; desperta os homens da mediocridade e dor torpor hedonista para a indagação do Mistério que assim transfigura a vida dos homens. Queira Deus multiplicar tais arautos da mensagem entregue por Cristo a Pedro e à Igreja, para que o mundo creia... (cf. Jo17,21)!

Dom Estêvão Bettencourt O.S.B.
Pergunte e Reponderemos – Julho - 1987

2 comentários:

Otávio Augusto disse...

bonito blog, que deus o guarde sempre e pra sempre ..Em nome do Deus que fez o Céu a Terra e o Mar azul. pra sempre que ele seja louvado... se puder faça uma vizita no meu tambem.. abraço. boa tarde a paz !

Otávio Augusto disse...

bonito blog, que deus o guarde sempre e pra sempre ..Em nome do Deus que fez o Céu a Terra e o Mar azul. pra sempre que ele seja louvado... se puder faça uma vizita no meu tambem.. abraço. boa tarde a paz !