"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

sábado, 19 de junho de 2010

Perguntas e respostas de um ateu

Em síntese: O artigo considera uma série de objeções que um ateu possa levantar contra a Religião, mostrando que são inconsistentes, pois baseadas em preconceitos e sofismas.

***

Via Internet PR recebeu um impresso intitulado “PERGUNTAS COM RESPOSTAS”, proveniente de um ateu. São o eco do que pensam não poucas pessoas, de modo que se torna oportuno mostrar o vazio de tais objeções. É o que se fará a seguir.
São 6 perguntas que postarei no Blog com escolhidas por Dom Estêvão, já que não se deteve em analisar outras objeções do ateísmo à fé católica, pois o principal ele se ateve em fazer comentários. Até porque, conclui ele, os argumentos ateus se mostraram insuficientes para abalar o senso religioso dos fieis cristãos.
1ª Pergunta

Como você prova que Deus existe?
- Deus é uma hipótese, e, como tal, depende de prova: o encargo da prova cabe ao teísta (Percy Bysshe Shelley).

Comentário: Existem significativas provas da existência de Deus, algumas de ordem metafísica, outras de origem moral. Dentre as de índole metafísica destacamos as cinco vias de S. Tomás, das quais vai a quinta abaixo exposta.

“Todo relógio tem um relojoeiro” (Voltaire)

Quem considera o universo, não pode deixar de nele verificar estupenda ordem de corpos sabiamente coordenados dentro de proporções “astronômicas”.

Tão maravilhosa ordem, tão segura tendência a um fim supõem exista uma inteligência que as tenha concebido e produzido.

Ora ordem significa a adaptação de diversos elementos entre si em vista de certa finalidade a ser obtida. Adaptação, por sua vez, supõe a intuição da índole íntima de cada um dos seres que hão de ser adaptados. Somente quem percebe o essencial de cada ser, pode utilizá-lo como meio de atingir determinado fim.

Pois bem; o Ser Inteligente que o raciocínio assim descobre, há de ser absoluto, ilimitado, incriado, pois a Ele se deve o plano do universo inteiro e de cada um de seus componentes. Essa causa total de ordem só pode ser o Autor dos seres existentes. Ele os tirou do nada e os criou. Chama-se Deus.

Por conseguinte a ordem do universo é a grande janela aberta para o Além, pela qual vemos passar a sombra de Deus: “Deus é o invisível evidente” (Victor Hugo).

A SEGUIR A 2ª PERGUNTA COM RESPOSTA E COMENTÁRIO.

Nenhum comentário: