"PORQUE ONDE ESTIVER O TEU TESOURO, ALI ESTARÁ O TEU CORAÇÃO". Mt 6,21

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Perguntas e respostas de um ateu... Perguntas 3 e 4



3ª Pergunta

Para que serve a Religião?
- Uma das principais utilidades é a de manter o poder nas mãos dos ricos, conservando o povo resignado com o pouco que tem e o muito que lhe é roubado.
A Religião serve para manter as pessoas comuns quietas.

Comentário: Distingamos a autêntica Religião e as crendices, que são caricaturas da Religião.
A autêntica Religião é inspirada por um ato da inteligência que reconhece o Transcendental e o proclama. Muitos homens e mulheres de alto valor cultural aderiram e aderem à genuína Religião, exercendo crítica construtiva onde seja pertinente; entre eles assinalaram-se cientistas de renome internacional, como se pode ver em nosso Curso de Filosofia ,editado pela Escola “Mater Ecclesiae”.
A crendice, porém, deturpa o conceito de Religião. Não poucos governantes se aproveitam do fraco senso religioso de muitos crentes pra os dominar em nome da própria Religião; como alega nosso interlocutor ateu.
Em nossos dias pode-se mesmo dizer que a Religião tem sido o esteio (ou o pretenso esteio) para fomentar reivindicações em prol de uma sociedade mais justa e fraterna. Tenha-se em vista a Teologia da Libertação.

4ª Pergunta

Qual a diferença entre Religiões Cristãs, o Islamismo e a Umbanda?
- Não sei. Nada os diferencia.

Comentário: Na verdade, as crenças religiosas têm uma base comum, que é a lei natural, impressa no íntimo de todo ser humano: “Não matarás, Não roubarás, Não adulterarás...”. Em geral (com exceções, sem dúvida) são fatores educativos, que contribuem para preservar a ordem pública. Por cima desta base comum, cada Religião tem seu Credo e sua Moral próprios. Ora estes diferem radicalmente entre si:
- O Cristianismo é monoteísta, professando um só Deus, que se afirma três vezes, como Pai, como Filho e como Espírito Santo. Proclama Jesus Cristo como Salvador do mundo.
- O Islã é monoteísta, mas rejeita a Trindade em Deus. Admite a poligamia e a “guerra santa”.
- A Umbanda crê em Deus e em semideuses, que são os exus e orixás.
Por conseguinte não se podem nivelar as Religiões entre si. A lógica indica o monoteísmo como portador da verdade.

Nenhum comentário: